A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE CIDADÃOS PLENOS

1034 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA E DA LEITURA PARA A FORMAÇÃO ACADÊMICA DE CIDADÃOS PLENOS
Joabe Rocha de Almeida1

A educação é mediada por dois princípios básicos – a escrita e a leitura, sendo que ambas se completam. Neste estudo não iremos trabalhar a emblemática debatida até os dias atuais sobre o que deve ser ensinado e compreendido primeiro, a escrita ou primeiro a leitura, pois neste caso entraríamos em outro campo teórico da educação. Mas, é certo que podemos ter a certeza que uma constante leitura aprimora, desenvolve, produz e reproduz a escrita. Este trabalho será tecido sobre os benefícios da escrita e leitura, bem como os prejuízos de sua ausência e os efeitos que a escrita/leitura podem influenciar o exercício da cidadania.
A leitura faz parte do contexto subjetivo e social do indivíduo. A leitura na sua singularidade é dar voz ao objeto oculto, é o ser humano tornando a leitura como experiência cotidiana e única. A partir que este objeto sai para o segundo plano há uma contextualização social entre o leitor e os ouvintes. Ler não é somente saber colocar as vírgulas e pontos nos lugares certos. O ato da leitura é compreender, dialogar, dar significados e ressignificar, (re)formular com o seu objeto. No momento em que interpretamos uma escrita, estamos colocando exposto aquilo que já estava exposto, só que sob novas reinterpretações. Pois, no campo da leitura, nunca há uma conclusão acabada e definida. Existem sempre novas ideias e novas críticas, que pouco a pouco vão sendo operacionalizadas e veladas. É por meio dessas novas críticas que se manifestam os discursos e o debate social, visto que operar sob uma escrita é representa nada mais do que o homem dotada das letras tomando consciência de seus direitos e deveres.
É crucial destacarmos neste estudo que a leitura não se faz presente somente no corpo da literatura, mas sim também em qualquer espaço materializável ou até mesmo não materializável. O conceito de leitura é visto erroneamente somente

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas