A importância da epistemologia no ensino da avalia o psicol gica no processo psicodiagn stico

5668 palavras 23 páginas
A importância da epistemologia no ensino da avaliação psicológica no processo psicodiagnóstico

Rosa Maria Lopes Affonso I, 1
I Faculdades Metropolitanas Unidas

Trabalho apresentado no I Encontro de Avaliação Psicológica na formação dos psicólogos
São Paulo, 29 de Março de 2004
Prezados Srs,
Em primeiro lugar gostaria de agradecer o convite, tanto às Associações e Sociedades, como aos Conselhos e a PUC de São Paulo.
Fui convidada para essa mesa na qualidade de supervisora de Psicodiagnóstico do Departamento de Psicologia Clínica do Centro Universitário UNIFMU, onde nessa disciplina supervisiono os atendimentos dos alunos do 5º ano do Curso de Psicologia que atendem bebês, crianças, adolescentes e adultos. Entretanto, raramente atendemos adultos neste estágio, uma vez que há um outro estágio que antes de iniciar a psicoterapia realiza entrevistas diagnósticas, logo essas pessoas são encaminhadas para este outro tipo de atendimento. Este procedimento tem também como objetivo atender a demanda do cliente que não é a avaliação psicodiagnóstica, tal qual realizamos neste setor.
O aluno no estágio de Psicodiagnóstico recebe toda uma fundamentação teórico-técnica baseada na obra de Cunha e seus colaboradores (2000) e que é também utilizada em anos anteriores junto às disciplinas de testes ou técnicas psicológicas.
A partir de uma queixa do cliente, realizará, primeiramente, entrevistas com o objetivo de formular hipóteses diagnósticas ou determinar as investigações psicológicas que serão feitas ao longo do processo.
Nas entrevistas iniciais com o cliente o aluno levantará, além da história clínica, a história do cliente, determinando após isso, quais os instrumentos que serão utilizados para esse processo de investigação clínica (testes ou técnicas de avaliação psicológica), aplicando em seguida esses instrumentos e avaliando a partir disso quais as intervenções (psicoterapêuticas ou não) mais indicadas a serem oferecidas ao cliente ou ao demandante. Portanto,

Relacionados