A Importância da Eduacção Musical para as Série Iniciais

11328 palavras 46 páginas
1. INTRODUÇÃO
Ao revivermos historicamente a Educação Musical, nota-se a diversidade vivida por esse conteúdo em relação ao seu período histórico. A partir da lei 5.692/71 que por interesse político ditatorial da época transformou a Educação Musical em parte integrante da Educação Artística o que provocou por um certo esquecimento e abandono por parte dos nossos educadores.
Pode-se dizer que apesar da importância da Educação Musical e não da educação pela música, como alguns ainda fazem confusão, ao utilizarem a música apenas como ferramenta pedagógica, os nossos educadores não dão total atenção a esse tipo de conteúdo por falta de opção, capacitação, conhecimento do assunto, etc. Além desses agravantes apresentados, os professores devem ter a preocupação de ensinar os conhecimentos das disciplinas do currículo escolar, ditas mais importantes, para o desenvolvimento das potencialidades dos educandos.
Com base nessas informações foi executada uma pesquisa por meio de revistas, artigos de internet e uma pequena bibliografia, para mostrar que a música como forma de linguagem, detém tamanha importância tanto quanto qualquer outra área do conhecimento para formação de um indivíduo. Não existe a intenção de transformar a música como a máxima da educação, apesar de alguns dos grandes mestres, como Platão citado por HOWARD (1952),por exemplo, pensar assim.
Para isso apresentam-se aqui algumas experiências dirigidas por cientistas e teóricos, além de alguns relatos, que mostram e provam que a música é capaz de agir em áreas do cérebro onde nenhuma outra forma de linguagem atinge. Além do trabalho interdisciplinar e a capacidade cognitiva que a música proporciona, ela faz com que o estudante de música tenha mais facilidade de entendimento em outras matérias.

2. REVISÃO DA LITERATURA
Referente aos estudos realizados sobre A Importância da Educação Musical para as Séries Inicias, encontramos algumas bibliografias sobre o assunto. Com relatos de experiências

Relacionados