A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA REGIONAL EXISTENTE NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LÍBRAS

3550 palavras 15 páginas
A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA REGIONAL EXISTENTE NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LÍBRAS

ENUCIADO:

As línguas de sinais são de modalidade diferente das línguas orais auditivas, visto que são línguas feitas nos espaços-visuais, ou seja, a realização dessas línguas não é estabelecida através do canal oral-auditivo, mas através da visão e da utilização do espaço. Portanto, ao se atribuir às línguas de sinais o status de língua é porque elas, embora sendo de modalidade diferente, possuem também características em relação às diferenças regionais, socioculturais.
Baseado no trecho acima faça um artigo sobre a importância da diferença regional existente na Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS seguindo a norma daABNT.

A IMPORTÂNCIA DA DIFERENÇA REGIONAL EXISTENTE NA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS-LÍBRAS
.

Resumo:

Estudos apontam que a língua de sinais constitui o elemento identificatório dos surdos, e o fato de constituir-se em comunidade significa que compartilham e conhecem os usos e normas de uso da mesma língua, já que interagem cotidianamente em um processo comunicativo- e cognitiva - por meio do uso da língua de sinais própria de cada comunidade de surdos.
As posições delineadas a seguir pretendem demonstrar que a contribuição com a elaboração de um conjunto mínimo de regras e padrões de vocabulário em LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) trará um definitivo e inequívoco reconhecimento desta língua enquanto forma legal de comunicação em sinais gestos-visuais, hora oficialmente reconhecida por lei e assim proporcionando-lhe um perfil unificado favorecendo a integração entre as várias comunidades de pessoas com surdez e intérpretes em LIBRAS dentro do território nacional. Dispõe-se desta forma de uma comunicação efetiva enquanto instrumento de integração social estando então disponível a todos independentemente de qual grupo ou comunidade se origine, característica esta que se espera de qualquer língua historicamente aceita

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas