A importância da contação de histótia

1209 palavras 5 páginas
A importância da contação de história

O livro escolhido para o relato da prática pedagógica é o Soldadinho de Chumbo, trata-se de um conto de fadas escrito por Hans Christian Andersen e publicado pela primeira vez em 1838. No texto mais atual usado por mim foi da coleção de livros Pingo de Gente escrito por Paul Bilder.
O Livro conta a História de um garoto que ganhou uma caixinha com vinte e cinco soldadinhos de chumbo, sendo que um deles tinha uma perna só. Este soldadinho se apaixona por uma linda bailarina feita de papelão que também se encanta por ele. Um anão feiticeiro fica muito enciumado e faz um feitiço pra afastá-lo da bailarina. O soldadinho acaba caindo na lareira, só que o feitiço foi tão forte que a bailarina também acabou caindo na lareira e queimando junto com o soldadinho, sobrando dos dois brinquedos no dia seguinte apenas um coração de chumbo.
Este livro torna-se adequado para crianças de quatro anos porque, crianças nesta fase se interessam por histórias de fadas, de animais, de brinquedos que ganham vida e de encantamento. E também por falar do cotidiano familiar da criança, suas brincadeiras e vivência. Trata-se de um texto breve, simples e ilustrado com muitas imagens.
A minha escolha por esse livro se deu por suas características serem de acordo com a proposta a ser desenvolvida e também por me transportar a uma memória afetiva pessoal que me traz ótimas recordações da infância. E também por perceber que muitos outros contos de fadas são muito mais populares e conhecidos pelas crianças que este, então resolvi compartilhar esta historinha que tanto me comovia quando criança, e até os dias de hoje.
No momento da contação de história procurei que a criança percebesse a relação entre o mundo real que o cerca e o mundo da palavra que vem dar nome ao mundo real. Realizando isso através de perguntas que instigassem as crianças para que elas fizessem essa conexão. Desenvolvendo na criança a mágica do sonhar, sentir, imaginar, contribuindo

Relacionados

  • Fundamentos e metodologia do ensino fundamental
    4018 palavras | 17 páginas
  • partilhar o saber formar o leitor
    64047 palavras | 257 páginas