A IMPORTÂNCIA DA COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM PARA A ÁREA ADMINISTRATIVA

1146 palavras 5 páginas
A comunicação é um processo complexo, pode pressupor muitas dimensões, interpretações, ter a compreensão correta é entender a dinâmica social, é compreender o processo histórico, feito, essencialmente de comunicação, do contato entre indivíduos. A “palavra comunicação é originária do latim communicare, que significa “tornar comum”, “partilhar”, "repartir”, "associar”, “trocar opiniões”, “conferenciar”.“ logo, entende-se que comunicação tem o sentido de interação, onde existe uma troca de mensagens, emissão ou recebimento de informações. (MATOS, 2004).
A comunicação organizacional é um processo que estabelece a relação entre as pessoas e unidades de uma organização. O sistema organizacional se torna viável através do sistema de comunicação nele existente, permitindo a sobrevivência da empresa, daí a importância da comunicação para o desenvolvimento de uma organização.
Pode se apresentar de diversas formas, que variam com os elementos, o contexto e tipo de comunicação.
A comunicação pode ser verbal e não verbal. A comunicação verbal abrange participação, transmissão, e trocas de conhecimentos e experiências, interna, quando o processo de comunicação ocorre dentro da empresa, e externa, quando ultrapassa os limites da empresa, seja com clientes, fornecedores, ou outras empresas parceiras.
A não-verbal exprime sentimentos, seja de negação ou afirmação, gestos faciais e nas mãos, o ambiente organizacional em si, os tipos de vestimenta dos colaboradores, bem como a postura dos mesmos, o timbre de voz, entre outros. Independente de ser verbal ou não-verbal, a comunicação é indispensável para uma empresa, pois é através da comunicação que se pode detectar problemas capazes de impedir o sucesso de processos, vendas.
Kunsch (2003) explica a comunicação organizacional como uma disciplina que estuda o desenvolvimento da comunicação dentro das organizações numa sociedade global. As empresas perceberam a importância da comunicação tanto com seu público interno quanto

Relacionados

  • Governanca de processos proposicao de um modelo teorico de governanca para a gestao de processos
    37339 palavras | 150 páginas
  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas
  • O pensamento administrativo no antigo egito - análise da administração pública faraônica na 20a dinastia
    78051 palavras | 313 páginas
  • Cole O Sinopses V
    155139 palavras | 621 páginas