A IMPORTÂNCIA DA CERTIFICAÇÃO DE QUALIDADE DAS EMPRESAS DO RAMO DE CONSTRUÇÃO CIVIL

272 palavras 2 páginas
É sabido que o desempenho das empresas construtoras é influenciado pela forma como são estruturadas essas organizações. Decorre dessa constatação a importância deste trabalho, que se inicia com uma caracterização das estruturas organizacionais das empresas em geral. São apresentadas as partes da estrutura, uma classificação destas e as principais formas de departamentalização correntemente adotadas.
Através de seis estudos de caso, envolvendo empresas construtoras em processo de implantação de Sistemas da Qualidade, são identificadas as principais formas de departamentalização adotadas nas mesmas além dos principais setores presentes nessas empresas em geral, que são o administrativo, o técnico e o comercial.
Procura-se identificar, através dos estudos de caso, os principais aspectos da relação entre as estruturas organizacionais das empresas construtoras e a eficiência produtiva destas, que por sua vez é um condicionante da sua capacidade competitiva.
O artigo “BENEFÍCIOS DA IMPLANTAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE SISTEMAS DE GESTÃO DA QUALIDADE EM EMPRESAS CONSTRUTORAS” (DEPEXE, Marcelo Dalcul; PALADINI, Edson Pacheco. Revista Gestão Industrial, Florianópolis, SC, v. 4, n. 2, p.145-161, 2008.) publicado em uma revista digital, defende a implantação e a certificação de sistemas de gestão de qualidade. É baseado em pesquisas conduzidas como entrevistas em empresas do ramo de construção civil na cidade de Florianópolis, citando também outros autores que em suas obras já defendiam estes sistemas gestão de qualidade. Este artigo está dividido em quatro tópicos em 16 paginas, são eles: 1-Introdução; 2-Método de Pesquisa; 3-Resultado, 3.1Benefícios Operacionais, 3.2- Benefícios financeiros/administrativos, 3.3- Benefícios relacionados aos clientes; 3.4- Benefícios relacionados aos funcionários; 4-Conclusões.
Na Introdução do artigo, é apresentado o cenário da pesquisa e outros autores que

Relacionados