A IMPORTÂNCIA DA AUDITORIA CONTÁBIL NA VERACIDADE DAS INFORMAÇÕES NAS ORGANIZAÇÕES

2080 palavras 9 páginas
2. PROBLEMATIZAÇÃO

A principal função da contabilidade é gerar informações através de registros, afim de controlar o patrimônio e suas variações, receitas, despesas e lucros de uma organização.
Para que essas informações não sejam distorcidas, há a necessidade de um órgão competente para analisar, comprovar, fiscalizar a eficácia e eficiência desses dados, se realmente estão de acordo com as normas e princípios legais da contabilidade.
Portanto para entendermos a importância da auditoria nas organizações, analisaremos as funções exercidas pelo auditor e como agem dentro de uma organização. Como a contabilidade é uma área que vem se aperfeiçoando ao decorrer do tempo, muitos ainda a usam para interesses próprios, por isso a importância desse profissional.

3. OBJETIVOS
3.1 - Objetivo Geral
Analisar a importância da Auditoria Contábil veracidade das informações dos registros realizados pelas organizações, sendo elas de caráter público ou privado.

3.2 - Objetivos específicos Entender o que é Auditoria Contábil. Compreender as funções exercidas pelo profissional da área.
Identificar como funciona a auditoria dentro das organizações, em relação ao controle das informações.

4. JUSTIFICATIVA

Podemos entender Auditoria Contábil como sendo o exame e avaliação dos registros e procedimentos contábeis, sistemática dos controles internos e observação das normas, regulamentos, princípios e legislações aplicáveis no que concernem à contabilidade.
A importância da auditoria contábil é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e eficácia do controle patrimonial implantado com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado, compreende o exame de documentos, livros e registros, inspeções e obtenção de informações e confirmações internas e externas, relacionados com o controle do patrimônio, objetivando mensurar a exatidão desses registros e das

Relacionados