A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA AO IDOSO

1161 palavras 5 páginas
A IMPORTÂNCIA DA ASSISTÊNCIA FISIOTERAPÊUTICA AO IDOSO

O envelhecimento é caracterizado pelo declínio das funções de diversos órgãos e sistemas do corpo. No envelhecimento saudável, essas alterações, consideradas normais ou fisiológicas, não devem restringir ou limitar a vida do idoso. Entretanto, na presença de doenças crônico-degenerativas, ou do descontrole das alterações decorrentes da senilidade, o envelhecimento pode ser acompanhado de dificuldades ou incapacidades na vida do idoso.

No Brasil, o rápido crescimento da população de idosos vem produzindo grande impacto no sistema de saúde, com elevação dos custos e da utilização dos serviços. Considerando a ineficiência de alguns modelos tradicionais de assistência ao idoso, torna imprescindível a mudança no paradigma de atenção à saúde dessa população por meio do desenvolvimento de novos modelos que incorporem a assistência global à saúde da pessoa idosa. A assistência por equipes de saúde interdisciplinares (envolvendo médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, dentre outros) pode garantir uma visão multidimensional do idoso, considerando suas necessidades específicas e definindo as melhores abordagens terapêuticas a serem adotadas. Um modelo de atenção ao idoso que priorize o aspecto preventivo pode identificar potenciais fatores de risco para o desenvolvimento de incapacidades e elaborar estratégias que retardem ou impeçam o surgimento de tais limitações.

A preservação ou melhora da capacidade funcional deve ser o objetivo de todos os profissionais que lidam com o idoso, já que de pouco adianta acumular-se longos anos de vida acompanhados por doenças, perda da independência, da autonomia e da capacidade de auto-cuidado. A incapacidade funcional define-se pela presença de dificuldade ou impossibilidade no desempenho de certas atividades, incluindo atividades de vida diária

Relacionados