A IMPORTÂNCIA DA ARTE, CRIATIVIDADE E RECREAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA

4454 palavras 18 páginas
6

INTRODUÇÃO
A arte configura-se como um conceito difícil de definir, pois existem várias formas de enxergá-la e de explicá-la.
A arte é sempre uma criação de formas, as quais podem ser classificadas como estáticas ou dinâmicas. Entre as formas estáticas há, por exemplo, o desenho, a escultura e a pintura e como exemplo de formas dinâmicas, pode-se citar a dança, o teatro, o cinema, a música etc.
A arte está presente na vida do homem, diariamente, nas suas mais variadas formas, seja na dança, na música, na pintura, na literatura, na arquitetura, no teatro, no hip hop dos garotos, ou no grafite dos muros, entre outras representações. Assim, de alguma forma, a arte se faz presente no cotidiano, mesmo que não se perceba.
A sociedade está acostumada a encarar e a vivenciar a arte somente como lazer e entretenimento, e, muitas vezes, como algo inútil. Pode-se observar através dos currículos das escolas, onde a educação artística é menosprezada, apesar de se encontrar, na arte, muito mais do que aparenta em sua forma de representação. Há a necessidade de se incorporar, na educação das crianças de hoje, sentidos, sonhos, expressão própria e criação, que é justamente o que se constrói com a arte, seja como artista ou espectador.
A sociedade contemporânea, com suas características de homogeneização e de transformação constante em todos os setores das atividades humanas, não leva os indivíduos a refletir sobre os acontecimentos ou sobre si mesmos. A arte tem a função, dentre tantas outras, de superar os limites do tempo. É nesse sentido que se defende a introdução da arte no âmbito educacional, especificamente na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental, fase em que se inicia a construção do saber, do fazer, do inventar, do apreciar, alicerce para a construção da vida.
Assim, é preciso refletir sobre a importância da arte para o ensino e para a formação humana, num mundo marcado pela tecnologia e pela massificação, de modo a se

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas