A importancia os filosofos blaise pascal e gotfried leibniz na historia da computacao

455 palavras 2 páginas
NICOLAS DEL CARLO BUENO
3ºD

A IMPORTÂNCIA DOS FILÓSOFOS BLAISE PASCAL E GOTTFRIED LEIBNIZ NA HISTÓRIA DA COMPUTAÇÃO.

COLÉGIO ESTADUAL PRIETO MARTINZ
CURITIBA
2012
INTRODUÇÃO
O ser humano desenvolveu a capacidade de contar, o que resultou na criação da matemática e da física. Nos primórdios da matemática e da álgebra, utilizavam-se os dedos das mãos para efetuar cálculos, o ábaco foi a primeira maquina de calcular. Essa habilidade de contagem possibilitou a criação da computação, que nos dias de hoje é certamente indispensável.

Blaise Pascal, físico, matemático e filósofo francês, inventou a primeira calculadora mecânica no séc XVII capaz de realizar as operações básicas de subtração e soma. A calculadora trabalhava de forma rentável, ela transferia os números da coluna de unidades para a coluna de dezenas por um dispositivo parecido a um velocímetro do automóvel. A calculadora usava engrenagens que a faziam funcionar de maneira similar a um odômetro. Essa invenção foi chamada de pascalina por Pascal.

Acima está a maquila pascalina criada por Pascal em 1642.
Pascal, que aos 18 anos trabalhava com seu pai em um escritório de coleta de impostos na cidade de Rouen, França. A máquina Pascal foi criada com objetivo de ajudar seu pai.
Pascal recebeu uma patente do rei da França para que lançasse sua máquina no comércio. A comercialização de suas calculadoras não foi satisfatória devido a seu funcionamento pouco confiável, apesar de Pascal ter construído cerca de 50 versões. O projeto de Pascal foi bastante aprimorado pelo filosofo e matemático alemão de Leipzig, Gottfried Wilhelm Leibniz (1646-1726), que também inventou o cálculo, o qual sonhou que, um dia no futuro, todo o raciocínio pudesse ser substituído pelo girar de uma simples alavanca. Ele introduziu o conceito de realizar multiplicações e divisões através de adições e subtrações sucessivas. Em 1694, a máquina foi construída, no entanto, sua operação apresentava muita dificuldade e

Relacionados