A importancia dos sistemas de informação nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (659 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NA EMPRESA

Disponibilizar novos produtos com base nas necessidades e desejos de um cliente específico, ter em mãos as informações necessárias paratraçar metas de vendas alinhadas com a produção, efetuar a compra de matéria-prima, fechar uma venda para o exterior através da Internet e verificar o retorno financeiro de cada setor da empresa. Essessão desafios gerenciais que os administradores encontram diariamente em suas organizações.

Devido a crescente demanda de informações pelos gestores, existe quase uma obrigação de se utilizarsistemas de informações para gerenciar e filtrar os dados recebidos e transformá-los em informações úteis para a organização. A competitividade global torna os mercados acirrados e as empresasnecessitam das informações para sobreviver e crescer. A necessidade de que as organizações sejam inteligentes, diante das mudanças constantes da sociedade da informação, faz com que elas também se modifiqueme requeiram planejamento de suas informações auxiliadas pelos recursos da Tecnologia da Informação (TI)

A Tecnologia da Informação (TI) segundo Rezende (2003) é o conjunto de recursostecnológicos e computacionais para manipulação de informações e conhecimento, baseando-se em hardware, software, telecomunicações e gestão de informações. Lucas (apud ALBERTIN, 2002) informa que Sistema deInformação (SI) é o conjunto de procedimentos organizados que, quando executados, provêem informação para suportar a tomada de decisão e o controle numa organização. Podemos dizer com isso que ossistemas de informações têm papel fundamental nas organizações, e é através deles que um administrador consegue ter um acesso com facilidade as informações de todos os aspectos de sua organização. Acorreta administração dessas informações é fundamental para seu sucesso, pois, com base nelas os executivos podem decidir o rumo da empresa.

Segundo O’Brien (2003) SI “é um conjunto organizado...
tracking img