A IMPORTANCIA DOS MICROORGANISMOS NA FERTILIDADE DO SOLO

2629 palavras 11 páginas
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL
UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE GLÓRIA DE DOURADOS
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROECOLOGIA

A IMPORTANCIA DOS MICROORGANISMOS NA FERTILIDADE DO SOLO, FISICA E FORMAÇÃO DO SOLO

Acadêmicos: Carine Gonzato
Helen Cristina Belgara
Joedir da Silva Cunha
Rogério Xavier;

PROFo: Rogério Ferreira da Silva
Disciplina: Microbiologia Agraria

GLÓRIA DE DOURADOS, MS
AGOSTO 2010
INTRODUÇÃO

Solo é a camada superficial da crosta terrestre, que vai da superfície até a rocha consolidada, sendo ainda, o receptáculo final dos resíduos orgânicos de origem vegetal, animal e dos produtos das suas transformações.
As rochas são formadas a grandes profundidades sob condições de pressão e temperaturas elevadas. Quando as mesmas são expostas a atmosferas, tornam-se instáveis, ficando sujeitas a condições de pressão e temperaturas muitos diferentes daquelas do meio que se originaram, de forma a terem sua estrutura danificada. A esse processo de alteração física e química e causador da desagregação das rochas chamamos de intemperismo, que pode ser classificado como:
Intemperismo físico: promove a modificação das propriedades físicas das rochas (morfologia, resistência, textura) através da desagregação ou separação dos grãos minerais, acarretando no aumento da superfície das partículas, mas não modificando sua estrutura. Sua atuação é acentuada em virtude de mudanças bruscas de temperatura.
Intemperismo químico: ocorre quando estratos geológicos são expostos a águas correntes providas de compostos que reagem com os componentes minerais das rochas e alteram significativamente sua constituição. Esse fenômeno, provoca o acréscimo de hidrogênio (hidratação), oxigênio (oxigenação) ou carbono e oxigênio (carbonatação) em minerais que antes não continham nenhum destes elementos.

Intemperismo biológico: é caracterizado por rochas que perdem alguns de seus nutrientes essenciais para organismos

Relacionados