A importancia dos jogos e brincadeiras na educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 28 (6894 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Diante da atual realidade educacional e especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento da educação física com crianças em idade escolar de 4 a 6 anos, percebemos que há uma necessidade em se pesquisar o fato de que os profissionais da Educação Física não se encontram preparados para atuarem de acordo com as necessidades dos alunos nesta faixa etária. Estar diantedestas crianças e considerá-las incapazes ou ainda como sendo desnecessária uma atividade física orientada, é fato comum nas escolas atuais.
E é com o propósito de buscar soluções e ou sugestões para a questão exposta acima que o trabalho de pesquisa será desenvolvido, com o intuito de perceber a importância dos jogos para crianças em idade escolar de quatro e seis anos. Qual seria acontribuição dos jogos para que estas crianças sejam capazes de se desenvolver pedagogicamente e acima de tudo, crescer como ser humano é outro ponto que pretende-se abordar, além das possibilidades de contribuição do material teórico sobre o tema proposto. Os profissionais de educação física, tem ciência das necessidades das crianças para desenvolver sua prática pedagógica? Esta é uma questão queconsideramos extremamente relevante para que o trabalho possa ser desenvolvido.
Questões como as aqui apresentadas serão pesquisadas com o intuito de amenizar as dificuldades dos profissionais. O estudo será feito através de uma pesquisa bibliográfica tendo como referencial teórico principal, Jean Piaget e Vygotsky, podendo, no decorrer do trabalho, ser citados outros autores de acordo com oandamento e necessidade da pesquisa.
Será tratado inicialmente, numa abordagem teórica, sobre o desenvolvimento cognitivo nas perspectivas de Piaget e Vygotsky, numa comparação entre o pensamento dos dois autores dando ênfase ao lúdico, indo de encontro ao tema de pesquisa proposto: “O lúdico na Educação Infantil: reflexões sobre as contribuições da Educação Física no trabalho com jogose brincadeiras para favorecer o desenvolvimento cognitivo das crianças”.
Será tratada a importância desses recursos para o desenvolvimento das crianças na faixa etária de 4 a 6 anos, objetivando um aprimoramento da prática pedagógica do profissional de Educação Física. A influência e as vantagens serão tratadas na pesquisa com o intuito de valorizar o desenvolvimento do trabalho com aeducação física para crianças nesta faixa etária.
As contribuições teóricas serão abordadas durante o trabalho, sendo referência para as possíveis constatações da pesquisa.
Outro ponto pretendido com o estudo trata-se da hipótese de que jogos e brincadeiras são apenas diversão e não atividades de cunho pedagógico, não sendo consideradas como parte essencial do desenvolvimentocognitivo das crianças. Assim, o trabalho buscará respostas para esta questão apresentada no intuito da “confirmação ou não” da importância utilização do trabalho com o lúdico na educação infantil.
No decorrer do trabalho, serão expostas as diferenças entre brinquedo e brincadeiras, assim como a evolução e classificação dos jogos e atividades lúdicas.
O papel da educação física e emespecial do profissional da área, será também abordado no presente estudo, pelo fato de considerarmos que estes profissionais necessitam de estar bem informados para que possam relacionar teoria e prática nas aulas de educação física.
O objetivo geral deste trabalho é compreender o papel do lúdico no desenvolvimento infantil, bem como utilizá-lo como ferramenta pedagógica, analisandoe refletindo sobre as contribuições das atividades lúdicas para o desenvolvimento cognitivo das crianças em idade escolar de 4 a 6 anos.

No decorrer do trabalho, os jogos e brincadeiras serão definidos e analisados em sua individualidade e importância para o trabalho na sala de aula com crianças da educação infantil com ênfase ao desenvolvimento cognitivo.

O papel do...
tracking img