A importancia dos jogos no desenvolvimento da criança

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (575 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DOS JOGOS NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA



Ao jogar, a criança experimenta, descobre, inventa, aprende e, sobretudo estimula a curiosidade, a autoconfiança e a autonomia. Aprende aconviver em grupo e a lidar com frustrações quando não ganha o jogo, apura a concentração e a atenção sobre tudo o que se está a passar à sua volta. Brincar é indispensável à saúde física, emocionale intelectual da criança.
O Jogo traduz o real para o que se passa no mundo infantil. Quando brinca, a criança apura o intelecto e a sensibilidade. É muito importante que os adultos respeitem estemomento da criança, é o espaço e o direito que a criança tem para o exercício da relação afetiva com o mundo, com as pessoas e com os objetos que a rodeiam.
O Jogo associado à autonomia deixa acriança perceber que não depende do adulto para tudo. Por outro lado, a presença do adulto desafia a criança a querer mostrar que sabe e que é capaz de jogar com alguém maior do que ela. O momento em quea criança está jogando pode ser mágico e precioso!
Segundo Kishimoto (1994) o jogo, vincula-se ao sonho, à imaginação, ao pensamento e ao símbolo. É uma proposta para a educação de crianças (eeducadores de crianças) com base no jogo e nas linguagens artísticas. A concepção de Kishimoto sobre o homem como ser simbólico, que se constrói coletivamente e cuja capacidade de pensar está ligada àcapacidade de sonhar, imaginar e jogar com a realidade é fundamental para propor uma nova "pedagogia da criança". Kishimoto vê o jogar como gênese da "metáfora" humana. Ou, talvez, aquilo que nos tornarealmente humanos.
Tentar definir o jogo não é tarefa fácil. Quando se pronúncia a palavra jogo cada um pode entendê-la de modo diferente. Pode-se estar falando de jogos políticos, de adultos,crianças, animais ou amarelinha, xadrez, adivinhas, contar estórias, brincar de “mamãe e filhinha”, futebol, dominó, quebra-cabeça, construir barquinho, brincar na areia e uma infinidade de outros.
Tais...
tracking img