A importancia do vegetais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1229 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução
|
Começaria por dizer que a importância dos vegetais é tanta que podemos dizer que a vida na Terra não seria possível sem a sua presença como nos alimentos na vida do homem entre outros que vamos abordar no trabalho. |
|
|
|

Desenvolvimento
É a fotossíntese, processo pelo qual as plantas produzem seu alimento, que faz com que elas absorvam a energia proveniente doSol, estabelecendo todos os ciclos de vida no nosso planeta, tanto de vegetais, como de animais. É a fotossíntese que garante a purificação do ar. Além disso, as plantas são importantes por vários outros motivos. Na alimentação, constituem fontes de vitaminas essenciais ao nosso organismo. Na medicina, são utilizadas no preparo de remédios e, na indústria, na fabricação de borracha, papel, móveis,tecidos, ceras, óleos, entre tantos outros produtos.
Os vegetais na alimentação
           Os vegetais devem ser consumidos na nossa alimentação diária. Com eles podemos ter tudo o que o organismo precisa para se nutrir: proteínas, carbonatos, lipídicos, vitaminas e sais minerais.
Fontes e proteínas
           As leguminosas são uma das principais fontes de proteínas vegetais. O feijão, a soja. Aervilha e o grão-de-bico são muito ricos em proteínas. As proteínas são indispensáveis ao crescimento e à reparação dos órgãos. Por isso, elas são consideradas alimentos plásticos ou estruturais.
Fontes de carboidratos
           Carboidratos são alimentos que fornecem energia para o funcionamento do organismo. Por isso, eles são chamados de alimentos energéticos. O amido, a sacarose, a glicose e afrutose são tipos de carboidratos.
* Amido – é encontrado na batatinha, na mandioca, nos grãos de milho, trigo e arroz, entre outras fontes.
* Sacarose – extraída da cana-de-açúcar, é os açúcares que usamos para adoçar sucos, café, etc.
* Glicose – é um açúcar encontrado em frutos diversos.
* Frutose – também é encontrada em frutos diversos.
Fontes de lipídios : Entre os lipídios,destacam-se os óleos e as gorduras, que são também  alimentos energéticos. O coco, o dendê, o girassol, a soja e o milho são vegetais muito ricos em lipídios. Com eles fabricam-se os diferentes óleos usados na nossa alimentação.
Fontes de vitaminas: as vitaminas são substâncias indispensáveis ao bom funcionamento do nosso corpo. As mais comuns são: a vitamina A, as vitaminas do complexo B e asvitaminas C, D, E e K.
Fontes de sais minerais: Os sais minerais também são importantes para o funcionamento do organismo. Eles fortalecem os ossos, colaboram no crescimento e na formação dos glóbulos vermelhos, entre outros benefícios. São exemplos de sais minerais os sais de fósforos, de nitrogênio, de cálcio e de ferro.
            Encontramos grandes quantidades de sais minerais nos legumes,nas verduras, nos grãos e nas frutas.
Os vegetais na medicina popular
            Você já tomou algum chá? Alguns mal-estares podem ser aliviados com um bom chá. Por exemplo:
* Mal-estar da digestão e do fígado: chá de boldo ou chá de capim-santo;
* Cólicas com gases: chá de erva-doce;
* Tosse e secreção nos brônquios: chá de agrião;
* Dores dos rins: chá de quebra-pedra.
Há tambémplantas que são utilizadas na medicina popular de modo diferente. Por exemplo:
* Folhas de mal-me-quer trituradas e misturadas com álcool são usadas sobre uma região do corpo que se machucou ou levou uma pancada.
* Mastruço com leite é muito usado como fortificante.

Vegetais perigosos
            Existem vegetais que podem causar algum mal quando manipulados ou introduzidos no organismo demaneira inadequada. Nesse caso, podem ser tóxicos ao organismo. De modo geral, eles provocam tonturas, vómitos, intoxicações ou alucinações. Alguns deles são:
Urtiga : A urtiga fabrica uma substância tóxica que provoca urticárias, coceiras e sensações de queimadura. As folhas desta planta têm pêlos urticantes, que, ao penetrar em nossa pele, se quebram e injectam um líquido que produz essa...
tracking img