A importancia do sesmt nas empresas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1784 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO SESMT NAS EMPRESAS

O papel do técnico de segurança do trabalho no SESMT

Suéllen de Souza dias
Professor Tutor Externo: Carlos Filiphi Melo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Tecnólogo em Segurança do trabalho (SEG 0084) – Modulo II
11/11/2011


RESUMO

Esse trabalho tem como escopo o estudo de aspectos relevantes sobre a Saúde e a Segurança doTrabalho e em especial sobre o SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, fazendo uma abordagem sobre a sua importância para as empresas no desenvolvimento de Programas de Gestão de Segurança e Saúde do Trabalho que visem à melhoria do meio ambiente de trabalho. No aspecto prático, o presente trabalho abordará as perspectivas normativas que possam contribuir paraa melhoria do SESMT nas empresas, e o papel do técnico de segurança do trabalho.

Palavra-chave: SESMT. Segurança.Trabalho.


1 INTRODUÇÃO

Este artigo tem por finalidade, esclarecer um pouco sobre a importância de se adotar um SESMT nas empresas. No primeiro momento, apresentar-se-á a importância de manter um SESMT nas empresas, bem como o dimensionamento do mesmo, a fim de semanter um ambiente cada vez mais seguro nas empresas. Num segundo instante, mostrar-se-á algumas melhorias que o SESMT pode implantar nas empresas, para melhorar a questão de segurança e prevenção de acidentes. Por ultimo, identificaremos o papel do tecnólogo em segurança do trabalho, no SESMT.

2 DESENVOLVIMENTO


O SESMT – Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina doTrabalho, tem como principal objetivo a promoção da saúde e a proteção da integridade física do colaborador no local de trabalho.


Os profissionais que compõem o SESMT são: Médico do Trabalho, Engenheiro de Segurança do Trabalho, Enfermeiro do Trabalho, Técnico de Segurança do Trabalho e Auxiliar de enfermagem do Trabalho.
[pic]
FIGURA 1 – SESMT
FONTE: . Acessado: 05/10/2011.


2.1DIMENSIONAMENTO DO SESMT

O dimensionamento do SESMT é baseado no grau de risco da atividade . Para se saber em qual grau de risco a empresa se encontra, precisa-se saber qual o CNAE (Cadastro Nacional de Atividades Econômicas) a empresa está cadastrada, e então consultar o Figura 2 da NR 4.


Para facilitar a visualização, suponhamos se tratar de uma empresa que trabalha no ramode Construção civil, cadastrada no CNAE 45.21-7, e possuir 120 colaboradores, de acordo com o Figura 2 da NR 4, a empresa tem grau de Risco 4.


Agora que já se sabe o grau de Risco e o numero de colaboradores que a empresa possui, devemos analisar o dimensionamento do SESMT (Serviço Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) no Quadro II da NR 4, como veremosabaixo essa empresa precisará ter no seu SESMT:


• 2 Técnicos de Segurança do Trabalho
• 1 Engenheiro de Segurança do Trabalho *
• 1 Médico do Trabalho *
[pic]

FIGURA 2 – Quadro II da NR 4
FONTE: . Acessado: 05/10/2011.

2.2 O PAPEL DO TÉCNICO DE SEGURANÇA DO TRABALHO

No Brasil, o técnico de segurança do trabalho é um profissional com formação peloensino secundário, regulado pela Lei nº 7.410, de 27 de novembro de 1985. Dentre suas atribuições, definidas pela Portaria nº 3.275/89, do Ministro do Trabalho, destacam-se :Elaborar, participar da elaboração e implementar política de saúde e segurança no trabalho (SST); realizar auditorias, acompanhamento e avaliação na área; identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade devida e meio ambiente. Desenvolver ações educativas na área de Saúde e Segurança no Trabalho; participar de perícias e fiscalizações e integrar processos de negociação. Participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho; gerenciar documentação de SST; investigar, analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle.
I - informar o empregador, através de parecer técnico, sobre...
tracking img