A IMPORTANCIA DO MEDICO VETERINARIO NA SOCIEDADE NOS DIAS ATUAIS

942 palavras 4 páginas
RESUMO: O leite de cabra tem mostrado ser um alimento nutritivo.O Nordeste brasileiro face às suas peculiaridades físicas e geográficas se apresenta vulnerável a problemas alimentares.Na tentativa de eliminar tais carências pode-se inserir o leite de cabra na base alimentar da população.Este trabalho tem como objetivo determinar a concentração dos constituintes minerais do leite de cabra in natura das raças Canindé e Azul, reintroduzidas na região dos Inhamuns-CE.Dentre os elementos quantificados o potássio, sódio, cálcio e magnésio apresentaram concentrações mais significativas que os demais. O leite da raça Canindé apresentou maiores concentrações destes elementos quando comparado com o da raça Azul;os outros elementos não apresentaram variação significativa na concentração em função da raça.

PALAVRAS CHAVES: leite de cabra.constituintes minerais. análise

INTRODUÇÃO: O leite de cabra tem mostrado ser uma importante fonte de alimentação para a população não só pelo fato dele apresentar vários elementos importantes para a nutrição humana mais porque os caprinos tem a capacidade de se adaptar a condições criatórias variáveis, podendo proporcionar a famílias de baixa renda familiar, e a população em geral, uma melhoria do nível nutricional da dieta. (FIGUEIREDO, 1990; MEDEIROS et al., 1994; KNIGHTS; GARCIA, 1997)
O Nordeste brasileiro, em particular, face às suas peculiaridades físicas e geográficas determinadas, apresenta extrema vulnerabilidade a problemas alimentares, influenciados por diversos fatores (VALENTE, 1997). Na tentativa de minimizar tais carências, tem-se a inserção da autosustentabilidade ao que concerne o consumo de leite caprino como base alimentar para as comunidades de agricultura familiar da região dos Inhamuns, localizada no Semi-Árido cearense.
Os minerais têm grande importância biológica não só para o homem mais para todos os seres vivos, com isso, tem-se a necessidade de quantificá-los. O sódio e o potássio são muito importantes

Relacionados