A importancia do ludico no desenvolvimento infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NO DESENVOLVIMENTO INFANTIL

O educador encontra-se em permanente processo de desafio e confronto com seus próprios limites diante de uma formação que o permita lidar de maneira eficaz com as diversas dificuldades que surgem em seu cotidiano de aprendizagem.
Assim, uma das funções do educador, hoje, é cuidar para que a aprendizagem seja uma conquista, nem sempre éfácil, mas pode ser prazerosa. E, como instrumento indispensável pode utilizar o lúdico nas mais diferentes situações do contexto de sala de aula.
Porém, pode-se observar que nem sempre encontraremos professores que estejam dispostos a se desvincular do tradicionalismo para adotar uma postura lúdica. Neste contexto, SANTOS(1998) nos mostra que existe quatro tipos de postura e análises a cerca doemprego da atividade lúdica no processo de ensino-aprendizagem.
Há uma primeira corrente que se mostra totalmente avessa à idéia a adoção do lúdico na educação, pois entende que o processo educativo é algo “sério”, não podendo ser maculado ou ridicularizado com atividades destrutivas de “valor acadêmico”. Devido a sua tônica conservadora; pode-se chamar de revolucionária.
Há uma segundacorrente de cunho mais pragmático e utilitarista, que analisa com bons olhos a adoção de atividades lúdicas na escola, como mais uma das técnicas de ensino, ávidos por aprenderem novos jogos e dinâmicas, concentrando-se apenas no know-now e deixando de lado os pressupostos teóricos de cada atividade. Tais professores pecam, talvez pela ausência de uma reflexão mais profunda sobre o lúdico enquantofenômeno cultural, e sobre suas bases e implicações pedagógicas, psicológicas e epistemológicas.
Uma terceira corrente, a mediadora, caracteriza-se pela defesa do lúdico enquanto elemento catalisador da aprendizagem. A adoção de uma postura lúdica associada a objetivos institucionais, faria do jogo um mediador no processo educacional. Dessa forma, o jogo serviria para desenvolver comportamentos quepropiciassem a formação de estruturas cognitivas , psico-motoras e afetivas capazes de dar suporte e embasamento dos conhecimentos formais, além de estimular “habilidades pré-requisito”, para o aprendizado e criar espaço para a construção das atividades necessárias ao pleno exercício da cidadania. A quarta corrente é defensora do lúdico, dissociado de objetivos institucionais podendo então serchamado de essencialista. Tal corrente enfatiza o resgate do prazer, do lazer, e analisa o jogo como uma possibilidade de transformação e construção de novos saberes e de uma nova realidade social. Os educadores dessa última corrente entendem que o processo educativo traz consigo toda uma possibilidade de vivência concreta do lúdico, enquanto divertimento, prazer, engajamento e participação.Entendem que o lúdico não é um método de ensino, é sim o conteúdo. Advogam, pois, a adoção de uma postura lúdica para um viver saudável e construtivo, onde os alunos tenham plena liberdade de criar, organizar e administrar seus brinquedos e jogos.
O lúdico enquanto recurso pedagógico na aprendizagem, deve ser encarado de forma séria, competente, responsável. Usado de maneira correta, poderáoportunizar ao educador e ao educando importantes momentos de aprendizagem em múltiplos aspectos.
Considerando-se sua importância na aprendizagem, o lúdico favorecerá de forma eficaz o pleno desenvolvimento das potencialidades criativas das crianças, cabendo ao educando intervir de forma adequada sem tolhir a criatividade da criança. Respeitando o desenvolvimento do processo lúdico, o educador poderádesenvolver novas habilidades no repertório da aprendizagem infantil.
O termo lúdico vem da palavra latina ludo que significa brincar. Nesse brincar estão incluídos os jogos, brinquedos e brincadeiras sendo relativa também à conduta daqueles que propõe o jogo e daqueles que jogam. Enquanto o adulto realiza tarefas que lhe promovem prazer, como ler, pintar e escrever a criança brinca, e para mesma...
tracking img