A importancia do incentivo à leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Tema: Estágio Supervisionado III

2. Justificativa

O referido estágio surgiu da necessidade da aquisição e a construção de uma postura reflexiva que pressupõem um exercício constante entre a utilização dos conhecimentos de natureza teórica e prática na ação e a elaboração de novos saberes, a partir da ação docente.
A finalidade deste estágio para nós como futurosprofissionais da área, é de fundamental importância para a nossa formação acadêmica e profissional. Afinal, conhecer as condições que a referida escola oferece para que seja desenvolvida a prática pedagógica, nos torna capazes de adquirirmos conceitos e assim fazermos uma reflexão dos pontos positivos e negativos e ainda qualitativos e quantitativos, com a finalidade de contribuir pra termos uma educação dequalidade, priorizando a Educação Infantil.

3. Objetivos

3.1. Objetivo Geral

Contribuir na formação qualitativa de pedagogos, concebidos enquanto profissionais reflexivos, da docência e da gestão educacional da Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, EJA, Educação Especial, Educação Indígena e nas diversas instâncias educativas, propondo novas alternativaspedagógicas capazes de compreender e atuar em situações concretas da realidade sócio-econômico-religiosa-cultural a ser alcançada na Escola Municipal Professor Antônio dos Reis Moraes.

3.2. Objetivos específicos:

• Observar a realidade da instituição escolar.

• Analisar a prática da instituição com base nos conhecimentos adquiridos e articulados na academia, tais como indicaralguns dos temas que relacionam o curso com a atividade proposta.
          
• Realizar tarefas que relacionem diretamente teoria-prática.

4. Referencial Teórico

No estágio supervisionado em quanta atividade teórica instrumentalizadora da práxis (PIMENTA, 200), o professor (ou futuro professor) e visto como um intelectual em formação e a educação como processo dialético dedesenvolvimento do homem e historicamente situado. O estágio e o elemento mediador entre a formação inicial do professor e a formação continuada. Ele pode ser visto como a hora e o espaço da pratica refletida, ou seja, a efetivação da pratica refletida.
Sobre isso Pimenta (1999), explica que tanta a formação inicial como a continua tem como especificidade “o que o professor faz” e não o quedeve fazer, ou que vai fazer.
O estagiário pode se aproximar-se da realidade, chegar perto do trabalho do professor em seu lócus de ação, que e a escola, com a conotação de envolvimento e a intencionalidade investigativa.
As pesquisas acompanhadas e orientadas por Pimenta (1999, 2002), nos últimos anos adotando uma abordagem investigativa, denominada “prático-investigativa”, orientaram oestagio no curso de pedagogia, de modo a que este se desenvolva numa perspectiva de pesquisa, enquanto orientadora da pratica profissional do futuro professor.
Sim, o estágio como pesquisa tem como foco uma pratica de formação [...] que aponta para o desenvolvimento do estagio como atitude investigativa, que envolve a reflexão e a intervenção na vida da escola, dos professores, dos alunos e dasociedade “(PIMENTA E LIMA, 2004, pg. 34)”.
A pesquisa, nesse sentido, busca separar a fragmentação dos conceitos de teoria e de pratica e a concepção de teoria como um conjunto de regras, normas, conhecimentos sistematizados e aplicáveis a qualquer contexto, e ainda arruptura de pratica que hora são desenvolvimento de técnicas treinadas, hora de ações meramente “copiadas” de um modeloidealizado.
Tem em vista em melhor explicitar o Estágio do Curso de Pedagogia, estabelecemos uma ponte entre seus objetivos e os objetivos da pesquisa-ação, conforme a abordagem de Thiollent (1994), de modo a caracterizá-lo como segue:
A finalidade deste trabalho de orientação de estágio e de pesquisa é de articular o desenvolvimento profissional dos professores envolvidos, analisarem...
tracking img