A importancia do controle interno

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1481 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DO CONTROLE INTERNO PARA O
ÊXITO DAS EMPRESAS




Rafaela dos Santos Guimarães*




Aborda a importância da implementação de um sistema de controle interno numa empresa.






1 INTRODUÇÃO


A complexidade das atividades e o crescimentoconstante das empresas passam a fazer parte das preocupações da administração, no sentido de tornar contínuo o acompanhamento do desempenho das empresas, visando atingir seus objetivos. A partir desse momento, a mesma passa a necessitar de controles eficientes e adequados.
A auditoria é concebida como uma atividade de assessoramento e desenvolvida com a finalidade de assegurar que oscontroles sejam adequados, efetivamente executados e que as informações geradas sejam fidedignas, espelhando a realidade econômica e financeira da empresa.
Além de sua função de assessoramento, a auditoria consiste num mecanismo de controle, na medida que revisa e avalia a eficiência e adequação dos outros controles existentes, e auxilia a alta administração em suas tomadas de decisão._____________
* Especialista em Contabilidade para Gestão de Negócio, pela UFRJ


Sendo assim, todo trabalho de auditoria se inicia com o conhecimento do controle interno praticado pela empresa. Todavia, a fim de conseguir o máximo proveito do trabalho a executar, é recomendável que o auditor identifique os ciclos ou áreas operacionais de maior influência ourisco na atividade global da empresa, de forma a neles concentrar sua atenção no estudo e avaliação do controle interno existente.
O objetivo deste artigo é chamar a atenção para a importância da existência de um eficaz sistema de controle interno adotado em uma empresa, bem como a sua influência nos trabalhos dos auditores tanto internos como externos, pois proporciona aos mesmos, oaumento da confiança em relação à exatidão dos registros contábeis e à veracidade das informações.



2 CONTROLE INTERNO



O conceito e a amplitude do que se constitui o sistema de controle interno estão estabelecidos na NBCT 11 - Normas de Auditoria Independente das Demonstrações Contábeis, que diz explicitamente:


“ O sistema contábil e decontroles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de método e procedimentos adotados pela entidade na proteção do seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e de sua eficácia operacional”.


Situam-se os controles internos como instrumentos importantes utilizados numa empresa, objetivando aconsistência de procedimentos técnicos e administrativos adotados, assegurando-se os meios indispensáveis ao acompanhamento das ações planejadas e análise dos resultados esperados.
Um sistema de controle interno amplo inclui controles que podem ser peculiares tanto à contabilidade quanto à administração, tais como:


• Controles contábeis: são aqueles que serelacionam diretamente com a salvaguarda dos ativos e a fidedignidade dos registros contábeis. Esses controles incluem os sistemas de autorização e aprovação, segregação de funções, controles físicos sobre o ativo e auditoria interna.


• Controles administrativos: são aqueles que se relacionam diretamente com a eficiência e eficácia operacional, bem como o respeito e a obediência às diretrizesadministrativas estabelecidas. Esses controles incluem análises estatísticas, controles de qualidade, avaliação de desempenho, planos de treinamento e desenvolvimento de pessoal, entre outros.


3 ESTRUTURA DE UM SISTEMA DE CONTROLE INTERNO



Cada empresa tem objetivos operacionais específicos de acordo com as suas atividades, e se utiliza de procedimentos...
tracking img