A IMPORTANCIA DO CONTO DE FADAS PARA CRIANÇAS DE 3 A 4 ANOS

4646 palavras 19 páginas
O CONTO DE FADAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL
OLIVEIRA, Daniela Veiga de Freitas, CAJ/UFG, danielaveiga40@hotmail.com.br
SABINI, Michele Aparecida ,CAJ/UFG, michele.sabini@gmail.com
VASCONCELOS, Maria Aparecida de Abreu, CAJ/UFG
Introdução
O presente trabalho pretende fazer um estudo a respeito da importância dos contos de fadas, aguçando o imaginário das crianças, além de despertar o gosto pela apreciação desse tipo de texto. Levando o educando a fazer uma viagem maravilhosa pelos caminhos do imaginário, considerando e mostrando toda a importância que tal recurso proporciona, satisfatoriamente, na formação humana. Ao trabalhar com o título Joãozinho e Maria poderão ser desenvolvidos trabalhos que envolverão questões relacionadas expressão de suas idéias, sentimentos, necessidades e desejos e avançar no seu processo de construção de significados, enriquecendo cada vez mais sua capacidade simbólica.
Nas instituições, por meio das observações e até por meio das referencias bibliográficas de alguns autores que trabalham nessa área Abramovich (1995), Bettelheim
(1980), Oliveira (2007) e outros, se percebe que o conto encontra-se em um crescente processo de banalização em quanto trabalho em sala de aula com as crianças. E é através dos contos que a criança desenvolve seu vocabulário, interage com os colegas, dialoga e aprende a se posicionar em diferentes situações, na sociedade em que está inserida.
Na Educação Infantil é necessário estimular a criança com atividades de comunicação e expressão, para que possam desenvolver a linguagem verbal, estimular a construção de conhecimentos lógicos, físico (movimentos corporais) e sociais favorecendo assim o processo de elaboração de descobertas, de levantamentos de hipóteses, de criação, de (re)invenção. Levando a criança ao mundo do faz de conta, da fantasia, (re)significando, os contos de fadas cria e oportuniza estas possibilidades de ação em seu cotidiano.
O prazer de ouvir um conto, interpretar e criar uma

Relacionados