A importancia do comportamento etico nas organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 29 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
As empresas estão em constantes transformações para sobreviver as mais variadas mudanças no contexto socioeconômico e ainda atender cada vez melhor seus clientes. Assim, hoje, para que o sucesso seja contínuo, o desafio maior das empresas é ter uma ética interna que oriente suas decisões e permeie as relações entre todos os seus colaboradores, sendo que esta atitude também faz com que a sociedadetenha uma imagem positiva destas empresas.
Se a empresa, como espaço social, produz e reproduz valores éticos, ela se torna importante em qualquer processo de mudança de perspectiva das pessoas; tanto das que nela convivem e participam diretamente quanto daquelas com as quais essas pessoas se relacionam. Assim, quanto mais empresas tiverem preocupações éticas, mais a sociedade na qual essasempresas estejam inseridas tenderão a melhorar no sentido de constituir um espaço agradável onde as pessoas possam viver realizadas, seguras e felizes.
Numa definição geral, como disciplina ou campo de conhecimento humano, a ética se refere a teoria ou estudos sistemáticos sobre a prática moral. Dessa forma ela analisa e critica os fundamentos e princípios que orientam ou justificam determinadossistemas e conjunto de valores morais. É, em outras palavras, a ciência da conduta, a teoria do comportamento moral dos homens em sociedade. Ou seja, é ciência de uma forma específica de comportamento humano. A ética parte do fato da existência da moral, isto é, toma como ponto de partida a diversidade de morais no tempo, com seus respectivos valores, princípios e normas. Como teoria, não seidentifica com os princípios e normas de nenhuma moral em particular e tão pouco pode adotar uma atitude indiferente ou eclética diante delas. Como as demais ciências, a ética se defronta com fatos. Que estes sejam humanos implica, por sua vez, em que sejam fatos de valor. Mas nada disso altera minimamente a verdade de que a ética deva fornecer a compreensão racional de um espaço real, efetivo,do comportamento dos homens (VÁZQUEZ, 2003).
Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É, também, agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade. Essas regras morais são resultado da própria cultura de uma comunidade. Elas variam de acordo com o tempo e sua localização no mapa.A regra ética é uma questão de atitude e de escolha.
Além de ser individual, qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Muitas dessas virtudes nasceram no mundo antigo e continuam válidas até hoje. Eis algumas das principais, conforme ARRUDA (2005):
a) Ser honesto em qualquer situação: a honestidade é a primeira virtude da vida nos negócios, afinal, acredibilidade é resultado de uma relação franca.
b) Ter coragem para assumir as decisões: mesmo que seja preciso ir contra a opinião da maioria.
c) Ser tolerante e flexível: muitas idéias aparentemente absurdas podem ser a solução para um problema. Mas para descobrir isso é preciso ouvir as pessoas
ou avaliar a situação sem julgá-las antes.
d) Ser íntegro: significa agir de acordo com os seus princípios,mesmo nos momentos mais críticos.
e) Ser humilde: só assim se consegue ouvir o que os outros têm a dizer e reconhecer que o sucesso individual é resultado do trabalho da equipe.
Atuar eticamente vai muito além de não roubar ou não fraudar a empresa. A ética nas organizações inclui desde o respeito com que os clientes são tratados ao estilo de gestão do líder da equipe. O fato, porém, é que cadavez mais essa é uma qualidade fundamental para quem se preocupa em ter uma carreira longa, respeitada e sólida.
A importância da ética nas organizações cresceu a partir da década de 80, com a redução das hierarquias e a conseqüente autonomia dada às pessoas. Os chefes, já não tinham tanto poder para controlar a atitude de todos, dizer o que era certo ou errado. A disputa por cargos cresceu e,...
tracking img