A importancia do brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2083 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de janeiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância do Brincar na Educação Infantil

Resumo
Este presente artigo tratará do tema Brincadeiras e Jogos na Educação Infantil, onde abordará o assunto, fator fundamental ao desenvolvimento das aptidões físicas e mentais da criança, sendo um agente facilitador para que esta estabeleça vínculos sociais com os seus semelhantes com o objetivo de discutir a importância de brincar nasescolas, a partir de autores relevantes sobre essa temática como: Piaget (1978), Negrine (1994), Oliveira (1990), Vygotsky (1999) para podermos contribuir e melhorar a sua socialização.
Palavra-Chave: Educação Infantil; Brincadeiras; Desenvolvimento e Aprendizagem

Introdução
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escola desde a Educação Infantil, paraque o aluno possa se colocar e se expressar através das atividades lúdicas, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças. O jogo e a brincadeira favorecem a psicomotrocidade, coordenação motora, ou seja, envolve todo o domínio de esquema corporal, grande fontes para o desenvolvimento psicomotor do aluno, que conseqüentemente beneficiarão o processo de ensino-aprendizagem.
Porse tratar de trabalho produzido na disciplina Psicologia da Educação I foi feito este trabalho com o objetivo geral de compreender a importância das brincadeiras para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, tendo como referência as brincadeiras desenvolvidas em contexto escolar e com os seguintes objetivos específicos de analisar o papel exercido pelas brincadeiras no desenvolvimentoinfantil, a observação direta de crianças em meio a atividades lúdicas em uma pré-escola e perceber em que medida as brincadeiras contribuem para a socialização das crianças e se há interesse e participação dos educadores nas situações lúdicas. Tendo como justificativa em que uma época de informatização, as crianças, a cada dia, passa mais tempo na internet e da TV fazendo com que brinque menos esocialize menos com outras crianças.
Desta forma a metodologia usada é de que o artigo visa discutir a importância das brincadeiras para aprendizagem e desenvolvimento infantis, e também considerando o fato de que pretendemos analisar como a situação lúdica é percebida por professores da pré-escola, consideramos fundamental realizar além das leituras, observações de aula, enfocando nossa análise nasações das crianças.
Para Oliveira (1990), as atividades lúdicas é a essência da infância. Vamos perceber que a criança nem sempre foi considerada como é hoje. Ela tem características próprias e para se tornar um adulto, ela precisa percorrer todas as etapas de seu desenvolvimento físico, social e emocional.
Seu primeiro apoio nesse desenvolvimento é a família, posteriormente esse grupo se amplia comos colegas de brincadeira e a escola e não podemos esquecer que toda e qualquer brincadeira deve ter um objetivo e sua função é contribuir para o desenvolvimento da criança. Brincar é direito de toda a criança.
O assunto jogos e brincadeiras não são apenas um entretenimento, mas uma atividade que possibilita uma aprendizagem de várias habilidades. Ao brincar e jogar, a criança fica tão envolvidacom o que está fazendo que expressa todo o seu sentimento e emoção. Aplicando-se jogos e brincadeiras, cria-se, portanto um espaço de interação no qual a criança experimenta o mundo e internaliza a compreensão de diversos sentimentos e conhecimentos.


A Importância do Brincar na Educação Infantil
A brincadeira é uma linguagem natural da criança e é importante que esteja presente na escoladesde a educação infantil para que o aluno possa se colocar e se expressar através de atividades lúdicas, ou seja, atividades que mantenham a espontaneidade das crianças.
É uma atividade de grande importância para a criança, pois a torna ativa, criativa, e lhe dá oportunidade de relacionar-se com os outros, também a faz feliz e, por isso, mais propensa a ser bondosa, a amar o próximo, a ser...
tracking img