A importancia do brincar para crianças de seis a oito anos

Páginas: 12 (2904 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2011
Características da Recreação
A recreação em si é um meio de desenvolver atividades, estimulando movimentos de diversas maneiras, dando prazer em realizar algo. Isso é importante no desenvolvimento humano: afetivo, cognitivo, motor, lingüístico e moral, pois os seres humanos são movidos pela emoção e prazer, permitindo assim que grupos de pessoas e crianças interajam e tenham uma perspectiva dodesenvolvimento de cada indivíduo.
É através das atividades de socialização, com orientação de atividades, que se melhora a conduta dos alunos e comportamentos. É importante desenvolver e estimular atividades diferentes, mas que fazem parte da natureza humana. Isso tudo faz com que valores sejam adquiridos, amenizando e acabando com a violência.
Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente(ECA),
Os municípios, com apoio dos estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude. (LEI Nº 8.069, 1990 - Art.59)
Portanto, é papel fundamental dos municípios fortalecerem serviços e programas que auxiliem diretamente as necessidades de crianças e adolescentes, ocorrendo taisatendimentos, automaticamente com as famílias para receberem auxilio e orientação com a ajuda de centros de convivências, serviços de recreação e lazer e desenvolvimentos comunitários.
A Prática da recreação busca levar o praticante a estados psicológicos positivos.
A recreação tem caráter hedonístico; está sempre ligada ao prazer; recreação busca prazer. É necessário tomar-se cuidado com aprática de determinadas atividades lúdicas que durante seu desenrolar poderão desviar-se e acarretar no praticante sensações indesejadas e negativas. (CAVALLARI, 2011)
A recreação propicia à pessoa o exercício da criatividade.
O momento da prática da recreação é propício ao desenvolvimento da criatividade, pois é uma atividade que não há cobrança. É o momento de ser criativo, pois não há nada aperder, nem mesmo tempo, porque é lúdico passar-se o tempo, não importando como. A importância da criatividade para a pessoa é enorme, pois engrandece a personalidade e prepara para uma condição melhor de vida. (CAVALLARI, 2011)
A recreação tem muita importância e objetivos, podemos dizer que a criança tem necessidades de movimento pelo acúmulo de energia que possui,a necessidade da comunicação, quepode ser verbal, por meio de gestos, ou expressão artísticas, pode ser encontrada na música, expressão corporal, dramatização etc.Através das inúmeras atividades podemos perceber a personalidade da criança, tipo de temperamento(tímida, irrequieta, agressiva, alegre, clama, temperamental, líder, egoísta, teimosa, introvertida, extrovertida, nervosa, etc), faz com que possamos trabalhar seucomportamento através da recreação, ajudando aliviar as tensões emocionais, contribuindo assim pelo emocional e o físico. (PIMENTEL, 2002)
Toda atividade pode ser utilizada para várias faixas etárias, dependendo somente da forma como é aproveitada pelo recreacionista. (CAVALLARI, 2011). Isso mostra que depende do recreacionista para a atividade ser adequada à idade, ser bem aproveitada.
Cavallari afirmaque o material a ser utilizado pode ser improvisado, pois sabemos que nem sempre temos materiais específicos disponíveis no local onde trabalhamos. (CAVALLARI, 2011) O recreacionista pode modificar e adaptar as brincadeiras para que elas sejam adequadas à faixa etária, e, usando a criatividade, pode tirar idéias de algumas brincadeiras que já conhece ou que encontra em livros e criar outras, assimnunca lhe faltará brincadeiras para se utilizar em seu trabalho.
De acordo com Cavallari (2011),
Toda atividade recreativa, qualquer que seja, sempre será ou uma brincadeira ou um jogo, não fugindo a isso. Veja as diferenças entre jogo e brincadeira na Tabela 1.
A importância de se fixar essa diferenciação é que de acordo com a faixa etária que estivermos pretendendo animar, podemos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importância do brincar para o desenvolvimento da criança (0 a 6 anos)
  • A Educação da Criança de Seis Anos
  • A CRIANÇA DE SEIS ANOS
  • A importancia do brincar no desenvolvimento da criança
  • A importancia do brincar no desenvolvimento da criança
  • A importancia do brincar das crianças
  • a importância de brincar para as crianças
  • Importancia do brincar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!