A importancia do brasil no g20

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (335 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Tweet O G 20 é um grupo de países em desenvolvimento que foi criado no dia 20 de agosto de 2003, na preparação para a V Conferência Ministerial da Organização Mundial do Comércio (OMC), realizada emCancun no mês de setembro de 2003. É um grupo cujo principal objetivo é a elaboração de projetos para a agricultura desses países.

É necessário distinguir o “G20 dos países emergentes” de outrogrupo denominado “G2”, esse une ministros da economia e presidentes de bancos centrais de países desenvolvidos e outros em desenvolvimento para discutir sobre economia. Ele é chamado de G20 financeiro,diferentemente do G20 de países emergentes, que é formado apenas por países em desenvolvimento para a elaboração de políticas agrícolas.

Atualmente, o G20 de países emergentes possui 23 paísesmembros de diferentes continentes são eles: 5 países da África (África do Sul, Egito, Nigéria, Tanzânia e Zimbábue), 6 da Ásia (China, Filipinas, Índia, Indonésia, Paquistão e Tailândia) e 12 da AméricaLatina (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Cuba, Equador, Guatemala, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela).


Brasil e Argentina, países integrantes do G20

O grupo promove reuniõestécnicas para discutir propostas específicas no contexto das negociações sobre a agricultura da Organização Mundial do Comércio (OMC) e elaborar documentos em apoio à posição comum adotada pelos países queintegram o grupo.

O G20 possui grande importância na economia global, entre os diversos fatores se destacam:

- A importância dos países integrantes na produção e comércio dos produtosagrícolas;

- Possui aproximadamente 60% da população mundial e 70% da população rural em todo o mundo;

- Juntos são responsáveis por 26% das exportações agrícolas mundiais;

- Sua habilidade emcoordenar seus membros e interagir com outros grupos na OMC.

Com o intuito de promover um sistema de comércio agrícola mais justo, o G20 pretende integrar plenamente a agricultura em um sistema...
tracking img