A importancia do banco de dados para as organizações

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1298 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
INDICE

Introdução....................................................................................04
Banco de dados.............................................................................05
Banco de dados nas empresas......................................................06
Banco de dados de RH..................................................................08
Comunicação dedados...............................................................09
Conclusão..................................................................................10

INTRODUÇÃO

Os recursos tecnológicos são cada vez mais empregados dentro das organizações com o propósito de otimizar e/ou dinamizar a capacidade produtiva das mesmas. Estes por sua vez são complementados pelos sistemas de informação afim de proporcionar o suporte necessário à tomada de decisão eficaz colaborando com os objetivos da empresa, assim como a melhora significativa do fluxo dos processos organizacionais.
Faz-se importante destacar que toda e qualquer organização como forma de subsistência emprega algum tipo de processo, tecnologia ou até mesmo sistema de informação a fim de suprir necessidades do mercado ou de seuambiente externo. Dentre esses aspectos, com o intuito de tratar os temas de forma mais científica, destaca-se a importante colaboração de alguns autores da área como demonstrado a seguir.

Banco de Dados

O banco de dados “pode ser considerado como uma coleção de dados inter-relacionados, representando informações sobre um domínio específico”, ou seja, sempre que for possível agruparinformações que se relacionam e tratar de um mesmo assunto, pode-se dizer que temos um banco de dados. Os dados servem de base para a formação de juízos e resolução de problemas, porém só tem maior importância quando estão classificados, armazenados e relacionados, permitindo a obtenção de informação.
Os objetivos de um sistema de banco de dados são o de isolar o usuário dos detalhes internos do banco dedados (promover a abstração de dados) e promover a independência dos dados em relação às aplicações, ou seja, tornar independente a aplicação, a estratégia de acesso e a forma de armazenamento. O banco de dados é responsável pelo armazenamento e acumulação de dados devidamente codificados e tem como principal objetivo a transmissão das informações desejadas

Banco de dados na empresa

Quandosaímos da teoria e vamos para a prática, em relação a esse assunto, conseguimos observar a sua importância para, por exemplo, a obtenção do resultado esperado dentro de uma empresa, seja em vendas, em treinamento de pessoal, em desenvolvimento organizacional, etc. Um banco de dados, quando bem elaborado e utilizado, pode levar uma empresa a possuir algo que certamente irá diferenciá-la dasconcorrentes no mercado.
A empresa estudada utiliza-se do seu banco de dados para armazenar e acumular dados que, após serem processados, irão facilitar o controle e gerenciamento dos seus clientes (internos e externos) e fornecedores.
Em relação ao RH, a empresa possui cerca de 15000 associados nas suas mais de 100 lojas espalhadas pelo Brasil e um departamento de RH centralizado (atualmenteencontra-se em processo de mudança e terceirização), o que dificulta ainda mais o controle dos seus funcionários e eleva a necessidade de possuir um banco de dados eficiente.
As lojas atuam ligadas a uma matriz administrativa. No entanto, todo o processo de seleção e recrutamento de pessoas, até o cargo de auxiliar de cliente sênior, é feito pela própria loja ou por uma empresa de RH terceirizada.
Aslojas são responsáveis pelo cadastramento dos funcionários junto a sua ocupação pela atualização e correção dos pontos eletrônicos, pela criação do seu próprio banco de dados de currículos, para que, em momentos que exista necessidade de aumentar o quadro, consiga rapidamente selecionar as pessoas e suprir a carência existente.
A empresa tem uma carência no que se refere a ter um banco de...
tracking img