A importancia do balanço

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (296 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Importância do Balanço
O balanço serve para fins de gestão administrativa, econômica e financeira dos negócios. Podendo verificar suas variações, as causas dessas variações e, como conseqüência,poderão verificar o grau de acerto ou desacerto das decisões passadas, bem como fixar nova política para futuros negócios.

A grande importância do Balanço reside na visão que ele dá asaplicações de recursos feitas pela empresa (Ativos) e quantos desses recursos são devidos a terceiros (Passivos). Isso evidencia o nível de endividamento, a liquidez da empresa, a proporção do capitalpróprio (Patrimônio Líquido) e outras análises a serem vistas em Análise de Balanços. A visão de dois balanços consecutivos mostra facilmente a movimentação ocorrida no período e como a estruturapatrimonial e financeira se modificou no período.

Ativo circulante: Aplicações de recursos em despesas do exercício seguinte. Dinheiro em caixa ou bancos, bens, direitos e valores a receber no prazo deum ano.
Ativo não circulante: Serve para registrar todos os bens de permanência duradoura, destinados ao funcionamento normal da sociedade e do seu empreendimento. Esse ativo é composto pelosseguintes subgrupos; ativo realizável a longo prazo, investimentos, imobilizados e intangíveis.
Passivo circulante:Registra as obrigações ou exigibilidades que deverão ser pagas no decorrer doexercício seguinte; duplicatas a pagar, contas a pagar, títulos a pagar, empréstimos bancários, imposto de renda a pagar, salários a pagar.
Passivos não circulantes:Serve para registrar as obrigações daentidade, inclusive financiamentos para aquisição de direitos do ativo não-circulante, quando se vencerem após o exercício seguinte.
Patrimônio líquido: Registra os valor que os proprietários têmaplicado. Contas do patrimônio líquido têm saldos credores, divide-se em: Capital social; Reservas de capital; Reservas de reavaliação, Reservas de lucros; e Lucros/Prejuízos acumulados....
tracking img