A importancia do ato de ler.

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (613 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Resenha
A Importância do Ato de Ler

Resenhado por Ernandes de Oliveira
Estudante de Letras, FACEB

Paulo Freire nasceu em Recife em 1921 e faleceu em 1997. Ele destacou-se por seu trabalho naárea da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia crítica, escreveu diversasobras, dentre elas merecem destaque: Pedagogia do Oprimido, Pedagogia da Autonomia, Educação como Prática da Liberdade, Cartas à Guiné Bissau, Vivendo e Aprendendo.
Paulo Freire diz em sua obra, que aleitura começa na percepção. A criança vai tomando conhecimento das coisas e o mundo a sua volta é percebido e interpretado, para ela, essa é a primeira leitura, portanto o primeiro ato de lerinicia-se antes da decodificação da palavra escrita. A leitura crítica implica a percepção das relações entre o que é lido e a sua interpretação.
O autor fala que ao ensinar, as experiências doseducandos devem ser levadas em consideração. Para reforçar essa idéia, Freire vai retratando e descrevendo seu antigo lar, a família, as brincadeiras, os amigos, os animais e toda a carga sentimental do seutempo de criança, e segue dizendo à importância que se devem dar as vivências dos alunos, pois, através delas, os textos lidos serão contextualizados e trazidos para a realidade. O autor faz umacrítica à 'magicização' da palavra, onde a leitura pura e simples dos clássicos não deve ser feita sem o devido aprofundamento.
Educar não é tratar os educandos como cabeças vazias onde se depositaconhecimento. Educar é uma contextualização do mundo que os alunos trazem e a partir daí é construído um conhecimento. Os alunos são sujeitos da educação, por isso suas experiências não podem ser ignoradas.A educação de adultos, não pode ser um trabalho de memorização mecânica como em ba-be-bi-bo-bu, ou la-Ie-li-Io-Iu. A alfabetização não pode ser reduzida ao ensino puro de palavras, das sílabas ou...
tracking img