A importancia do acompanhamento fisioterapeutico no trabalho de parto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3414 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO
O envelhecimento é um mecanismo dinâmico e progressivo, no qual há alterações morfológicas, funcionais e bioquímicas, com a diminuição na capacidade de ajuste homeostático às situações de sobrecarga funcional, alterando progressivamente o organismo e tornando-o mais susceptível às agressões intrínsecas e extrínsecas. Entre as perdas apresentadas pelo idoso, está a instabilidadepostural, que ocorre devido às alterações do sistema sensorial e motor, levando a uma maior tendência a quedas. (GUIMARÃES et al, 2004)
Uma das maiores conquistas da humanidade foi à ampliação do tempo de vida. A espécie humana necessitou de milhões de anos para atingir um bilhão de pessoas, o que teria ocorrido em 1830. Em 1927, este número dobrou. Em 1960, chegou aos três bilhões de habitantes noplaneta. De lá para cá, a aceleração cresceu. Em 14 anos, a marca dos quatro bilhões foi atingida, o quinto bilhão veio em 1987 e, 12 anos após, em 1999, alcançamos o sexto bilhão. (SALDANHA; CALDAS, 2004)
Segundo o IBGE (2002), o crescimento da população de idosos, em números absolutos e relativos, é um fenômeno mundial e está ocorrendo a um nível sem precedentes. Em 1950, eram cerca de 204milhões de idosos no mundo e, já em 1998, quase cinco décadas depois, este contingente alcançava 579 milhões de pessoas, um crescimento de quase 8 milhões de pessoas idosas por ano. As projeções indicam que, em 2050, a população idosa será de 1.900 milhões de pessoa, montante, equivalente à população infantil de 0 a 14 anos de idade. (ANDREWS, 2000)
O problema que afeta a maioria dos idosos e que temcomo consequência da evolução de suas enfermidades e de seu estilo de vida, é descrito na Política Nacional de Saúde do Idoso como a redução da sua capacidade funcional, isto é, a diminuição das habilidades físicas e mentais necessárias para a realização de suas atividades básicas e instrumentais da vida diária levando um aumento do risco de quedas. (BRASIL, 1999)
Segundo Rebelatto e Morelli(2011), a fisioterapia no idoso é necessária porque tem por objetivo restaurar ou manter a capacidade funcional do organismo, por meio de avaliação e o rastreamento de fatores de risco sejam eles extrínseco ou intrínseco o que permite fornecer diversas orientações sobre a realização de atividades de vida diária (AVD) e melhora na qualidade de vida dessa parcela da população
As quedas são uma dasprincipais causas de morbidade e mortalidade em idosos, aproximadamente 30% das pessoas com mais de 65 anos e metade das com mais de 80 anos sofrem uma queda anualmente (FEDER et al, 2000). Segundo Maciel et al, (2010) estudos realizados no período de 1996 a 2005, as mortes por causas externas, no Brasil, levaram a óbito 41.054 idosos, sendo 22,5% ocasionadas por quedas.
A Organização Mundial daSaúde (OMS, 2002), afirma que a queda em pessoas idosas é uma causa crescente de lesões, custos de tratamento e morte. O resultado dos danos sofridos pela população idosa são mais graves do que entre pessoas mais jovens. Para lesões com as mesmas características, os idosos sofrem maior incapacidade, período extenso de internação e reabilitação enfrentando ainda maior chance de dependência posterior ede morte.
Corroborando com essa ideia Coutinho e Silva (2002) afirmam que as quedas que acometem a população envelhecida geram ainda, perda de autonomia, prejuízo à qualidade de vida e oneram o sistema de saúde pública, este fato se dá principalmente às internações para tratamento de consequência desses acidentes. Além disso, podem ainda repercutir entre seus
cuidadores, principalmente osfamiliares, que terão que se articular em torno de cuidados especiais, modificando toda a rotina em função da recuperação ou adaptação após a queda.
Para evitar agravos descrito anteriormente e promover a saúde de problemas ligados ao sistema musculoesquelético, a fisioterapia pode ajudar no encorajamento e favorecimento de práticas constantes, em grupos, de cinesioterapia, atividade física,...
tracking img