A importancia de se combater a dengue

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
servico social

JULIETE MARIANA SANTANA DA SILVA

projeto de pesquisa

SANTA LUZ – BA
2012

JULIETE MARIANA SANTANA DA SILVA

projeto de pesquisa.

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas:Estatistica Indicadores Sociais,Metodologia da pesquisa cientifica,Processo de trabalhoe SSOC,Oficina de formação-Tecnologia da informação.

Profs. Helena Regina Sampaio,Edna Braun,Amanda Boza,Rodrigo Zambon.

SANTA LUZ – BA
2012

UNOPAR UNIVERSIDADE NORTE DO PARANÁ
CURSO SERVICO SOCIAL 7º SEMESTRE



PROJETO DE PESQUISA DE CAMPO:ALUNA: JULIETE MARIANA SANTANA DA SILVA

A pesquisa de campo será realizada na zona rural do município de Araci-ba, com alguns moradores do povoado de Várzea da pedra.

 






1.INTRODUÇÃO:_________________________________________

2. DELIMITAÇÃO FORMULAÇÃO DO PROBLEMA:_____________

3. FORMULAÇÃO DOS OBJETIVOS “GERAL E ESPECIFICO:_____

4. JUSTIFICATIVA:________________________________________

5. METODOLOGIA:________________________________________

6. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA:_______________________________

7. CRONOGRAMA DA PESQUISA (PREVISÃO SOBRE O TEMPO PARA ODESENVOLVIMENTO DA PESQUISA) _________________________

8. ORÇAMENTO____________________________________________

9. RESULTADOS ESPERADOS_________________________________

10. REFERÊNCIAS___________________________________________TEMA DA PESQUISA DE CAMPO: DENGUE.

A dengue é uma doença febril aguda infecciosa, de gravidade variável, na forma clássica que pode ser (sintomática ou assintomática) e de baixa letalidade, é caracterizada por: febre, dor decabeça, dores na musculatura e nas articulações, mesmo sem tratamento específico, incapacita temporariamente as pessoas para o trabalho. Já na forma hemorrágica da doença a letalidade é significativamente maior do que na forma clássica, pois os sintomas apresentados são: febre intensa, hemorragias, hepatomegalia e insuficiência respiratória. Tem como agente um arbovírus do gênero Flavivírus pertencenteà família Flaviviridade, do qual existem quatro sorotipos: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. A infecção por um destes quatro sorotipos confere proteção permanente para o mesmo sorotipo e imunidade parcial e temporária contra os outros três. Várias espécies de mosquitos do gênero Aedes servem como transmissores do vírus da Dengue. O mesmo é originário da África, tendo sido introduzido no continenteamericano durante o período de sua colonização, essa espécie e encontrado em todo o mundo dentre os limites de 45 graus de latitude norte e 35 graus de latitude sul. Por apresentar uma estreita associação com o homem o Aedes aegypti é essencialmente considerado um mosquito urbano, por ser encontrado em maior abundancia em cidades, vilas e povoados. Atualmente encontram-se disseminado nas Américas,Austrália, Ásia e África. Em alguns países como Venezuela, Cuba e Paraguai o vírus da Dengue já foi considerado erradicado, mas através de pesquisa e trabalhos feitos recentemente foi constatado que o vírus voltou a aparecer nestes países.
O ciclo de vida do mosquito Aedes aegypti compreende quatro fases: ovo; larva; pupa e mosquito adulto, os ovos do aedes medem aproximadamente1mm de...
tracking img