A importancia de contar historia na educaçaõ infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2742 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
CAPÍTULO I
LITERATURA INFANTIL: DOS CONTOS DE
PERRAULT À RUTH ROCHA

O escopo “pedagogizante” da Literatura Infantil

A Literatura infantil delineou-se no final do século XVII, época da reorganização do ensino e da fundação do sistema educacional burguês. Segundo essa linha de pensamento, antes disso não haveria propriamente uma infância no sentido que conhecemos, uma vez que as criançaseram vistas como adultos em miniatura, participavam desde a mais tenra idade da vida adulta.
Não havendo livros, nem histórias dirigidas especificamente a elas, não existia nada que pudesse ser chamado de literatura infantil. Por este viés, as origens da literatura infantil estariam nos livros publicados a partir dessa época, preparados especialmente para crianças com intuito pedagógico,utilizados como instrumento de apoio ao ensino.
Como consequência natural deste processo, o didatismo e o conservadorismo (a escola, afinal, costuma ser instrumento de transmissão dos valores vigentes) deveriam ser considerados componentes estruturais, por assim dizer, da chamada literatura para crianças
Segundo estudos realizados por Cademartori apud Cíntia Basso,

A literatura infantil divide-seem dois momentos: a escrita e a lendária. A lendária nasceu da necessidade que tinham as mães de se comunicar com seus filhos, de contar coisas que os rodeavam, sendo estas apenas contadas, não sendo registradas por escrito. Os primeiros livros infantis surgiram no século XVII, quando da escrita das histórias contadas oralmente. Foram obras de fundo satírico, concebidas por intelectuais quelutavam contra a opressão para estigmatizar e condenar usos, costumes e personagens que oprimiam o povo. Os autores, para não serem atingidos pela força do despotismo, foram obrigados a esconder suas intenções sob um manto fantasioso (BASSO, 2002, p. 2).
 

Como vimos, a literatura para criança teve dois momentos. O primeiro surgiu da necessidade das mães comunicarem oralmente com seus filhos e osegundo quando essas histórias foram reproduzidas por meio da escrita por intelectuais, que lutavam contra com as palavras contra a opressão que o povo sofria.

Literatura Infantil no Mundo

Os principais escritores da literatura infantil infantil foram Charles Perrault, Irmãos grimm, Cristian Anderson, Lewis Carrol, Collodi.
Charles Perrault (1628-1703), oriundo da alta burguesia,enfocava suas obras principalmente em contos de fadas, com isso a literatura infantil foi apresentando sua relevância e ocupando espaço.
Foi um escritor e poeta francês do século XVII. Foi o primeiro dar acabamento literário a um certo tipo de literatura, que lhe conferiu o título de Pai da Literatura Infantiil. Muitas das suas histórias, ainda hoje, são editadas, traduzidas e distribuidas em diversosmeios de comunicação e adaptadas para varias formas de expressoes, como o teatro, o cinema e a televisão, tanto em formato de animação como açao viva.
Os contos mais conhecidos são: "A Bela Adormecida", "Chapeuzinho Vermelho", "Cinderela", dentre outros.
Os Irmãos Grimm (1785-1863) eram alemães. Após a morte dos pais começaram a viajar muito a trabalho. Eles foram filólogos,folcloristas e estudiosos que abandonaram o magistério para investigarem sobre a literatura oral alemã, objetivando fundamentar para fundamentar o estudo da língua e de textos folclóricos da Alemanha. Na expressão cultural do povo, encontraram diversos contos folclóricos e outros conhecidos na infância do povo.
As histórias que as pessoas contavam deram aos irmãos a idéia de escrevê-las. As maisfamosas são: “Chapeuzinho Vermelho”, “Rapunzel” e “Branca de Neve e os Sete Anões”.
Hans Christian Andersen (1805-1875) viveu na Dinamarca e vinha de uma família muito pobre. Adorava as histórias contadas pelos homens que eram pobres e ficaram ricos. Escreveu cerca de 160 contos, traduzidos em mais de cem idiomas, como “A roupa nova do imperador”, “O Patinho Feio” e a “Pequena Sereia”. Célebre...
tracking img