A importancia de brincar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1720 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do brincar

O ato de brincar vem desde á muito tempo e como sempre podemos observar muitas outras coisas,bem como as brincadeiras continuam na atualidade muita das vezes são modificadas. Pela falta de recursos tecnológicos as brincadeiras e brinquedos de antigamente necessitavam de muita criatividade e as crianças brincavam de forma mais saudável e prazerosa, usavam para suasbrincadeiras materiais nas quais possibilitavam a elas maior desenvolvimento de sua criatividade e autonomia. Nessa época os brinquedos não eram tão tecnológicos e as crianças precisavam criar seus brinquedos a alegria da garotada e até mesmo dos adultos as vezes dependia de um simples pedaço de corda, de algumas pedras, do resto de mangueira, simplesmente da união de varias pessoas e com issoaprendiam a trabalhar sua imaginação, intelecto, social, cultural, sem contar que sua socialização com outros grupos de crianças eram maiores, pois não tinham computadores nem brinquedos manufaturados.

Antigamente as crianças tinham hábitos mais saudáveis, suas brincadeiras ajudavam a praticar exercícios nas quais a criança tinha que movimentar-se bastante e com isso sua qualidade de vida era melhor,pois ao brincar estimulava sua coordenação motora, física corporal.
Pela calmaria das cidades todos podiam ficar na rua se divertindo com seus vizinhos, sejam brincando de pega-pega, esconde-esconde, mãe da rua, cada macaco no seu galho, pula-a-mula, ou com seus brinquedos feitos por eles mesmos.

Já nos dias atuais isso mudou muito, cada vez mais a população deixa de usar as ruas paradiversão, e assim os adultos e crianças se limitam mais ao conforto e segurança de seus lares muitas vezes nem conhecem os vizinhos e não tão pouco brincar entre eles. Assim as brincadeiras em grupo cada vez mais ficam para traz, sendo vivenciadas muitas vezes somente na escola.
Na atualidade vemos crianças muito sedentárias acima do peso e algumas com problemas de saúde, pois hoje em dia são enormes aspossibilidades de jogos e brinquedos tecnológicos que oferece a criança uma facilidade de brincar sem esforços físicos e mentais, e com isso ela deixa de desenvolver seu lado físico, criativo e imaginário.

Em muitos momentos essas crianças nem brincam devido, a rotina familiar e com isso deixam de serem crianças tentando acompanhar o ritmo dos adultos, e acabam perdendo sua infância. E em muitosmomentos os pais não sabem, ou até mesmo desconhecem quais brinquedos corretos comprar para que seus filhos brinquem de forma saudável e educativa, desenvolvendo assim seus aspectos cognitivo, social, afetivo e motor.
Muitos pais acreditam que o ato de brincar é usado apenas como forma de entretenimento para as crianças, porém o ato de brincar é essencial para o desenvolvimento motor, cognitivoe social, á partir das brincadeiras coletivas se desenvolve regras, ordem disciplina, cooperação, outras formas de se expressar além da fala.

É preciso que professores e pais trabalhem de forma que resgate nessas crianças o brincar de antigamente onde todos participavam de forma prazerosa, ativa e espontânea. As crianças precisam ser livres para que possam brincar sem se sentirem escravizadascom a tecnologia e limitadas em seu movimento corporal, e para que isso aconteça é necessário que principalmente os pais façam valer esse momento tão mágico para a criança fazendo parte dessas brincadeiras, participando cada vez mais da vida de seus filhos e ensinando a eles brincadeiras nas quais eles brincaram quando criança.
Na escola o professor precisa resgatar brincadeiras antigas adequandoa realidade de hoje e proporcionar momentos lúdicos em que ofereça prazer e alegria às crianças.

Analise das imagens
As brincadeiras são muito importantes para o desenvolvimento da criança, porem o brincar em sala de aula precisa ter um objetivo.
É brincando que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesmo e ao outro. Por meio do...
tracking img