A importancia das redes de computadores na sociedade moderna

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1349 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]
FACULDADE ATENEU
TECNOLOGIA EM REDES DE COMPUTADORES


ADNEI ONÉSIMO
ANTÔNIO GLEYDSON
ANTÔNIO MANOEL
CARLOS DA ROCHA
CARLOS EDUARDO
FAGNER MOTA BARROS
FRANCISCO EDERSON
JÚLIO CESAR
OLIVEIRA JUNIOR
RICARDO ALVES




A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA
SOCIEDADE MODERNAFORTALEZA - CE
2012
ADNEI ONÉSIMO
ANTÔNIO GLEYDSON
ANTÔNIO MANOEL
CARLOS DA ROCHA
CARLOS EDUARDO
FAGNER MOTA BARROS
FRANCISCO EDERSON
JÚLIO CESAR
OLIVEIRA JUNIOR
RICARDO ALVES




A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA

SOCIEDADE MODERNA





Projetode pesquisa apresentado ao Curso de Tecnologia em Redes de Computadores da Faculdade Ateneu, como requisito parcial para a aprovação na disciplina de Projeto Interdisciplinar.
Orientador: Prof. LEANDRO KRAVCZUK








FORTALEZA - CE
2012


A IMPORTÂNCIA DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO NA
SOCIEDADE MODERNA


As redes decomputadores passaram por um longo processo de evolução antes de chegarem aos padrões utilizados atualmente. As primeiras redes foram criadas ainda durante a década de 60, como uma forma de transferir informações de um computador a outro. Na época, o meio mais usado para armazenamento externo de dados e transporte ainda eram os cartões perfurados, que armazenavam poucas dezenas de caracteres cada (oformato usado pela IBM, por exemplo, permitia armazenar 80 caracteres por cartão). Com o avanço da informática empresas passaram a experimentar a independência dos usuários em uma série de atividades. O grande problema era que esses computadores ou estações de trabalho não eram interligados, assim era necessário que cada usuário possuísse em seu computador todos os software e periféricosnecessários às suas atividades. Além das empresas terem que possuir uma enorme quantidade de equipamentos, havia um problema mais sério que era a duplicidade de informações. Em geral, eles não eram atualizados na mesma velocidade e precisão. A constatação desse problema tornava a administração das empresas pouco eficaz e econômica. Criou-se a necessidade de uma solução que respondesse satisfatoriamente asdificuldades de cada empresa. A resposta para essas questões foi o desenvolvimento da tecnologia de redes, a partir da década de 80, apesar disso, um grande problema que existia era a incompatibilidade entre elas, já que as mesmas eram criadas em diferentes padrões impossibilitando assim a comunicação entre as redes.
Nesta época, a Xerox desenvolveu uma tecnologia de rede que ficou bastanteconhecida como Ethernet e possibilitava a conexão de todos os computadores, também chamados de estação de trabalho: com mais rapidez, facilidade e eficácia. Com isso o compartilhamento de dados e informações passou a ser de baixo custo, diminuindo o gasto com a compra de vários equipamentos para desempenhar a mesma função, possibilitando ao usuário o compartilhamento de hardware e software emqualquer computador que esteja conectado a rede. Devido às necessidades de ordem tecnológica e econômica, foram criados diversos tipos de escopos e soluções proprietárias, levando-se em conta as restrições de alcance geográfico. Desta forma as redes foram classificadas da seguinte forma: “Wide Àrea Network” (WAN), ou seja, redes que conectavam computadores separados por grandes distâncias, superioresa centenas de quilômetros e que utilizavam a infraestrutura existente das redes de telecomunicações (sistema de transmissão e cabeamento). Outra classificação englobava as “Metropolitan Àrea Network” (MAN), redes que conectavam computadores em distâncias médias, na ordem de algumas dezenas de quilômetros, mas usavam também a rede de telefonia existente (cabeamento) para estabelecer sua...
tracking img