A IMPORTANCIA DAS EXPERIENCIAS DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Páginas: 15 (3723 palavras) Publicado: 14 de setembro de 2013

A IMPORTANCIA DAS EXPERIENCIAS DO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL


Maria Cristina Jesus Assis1
Robson Ribeiro Soares2
Zenaide Fortunato3


RESUMO

Este artigo é fruto de um estágio realizado na pré-escola Centro Educacional Infantil Pequeno Polegar Katiuscia II, localizado na cidade de Bom Jesus da Lapa – Bahia, onde foi desenvolvido um projeto que teve como tema os códigos e ossímbolos como apropriação dos conteúdos específicos da linguagem oral e escrita na educação infantil. Este trabalho tem por objetivo analisar a experiência docente envolvendo os códigos e os símbolos como eixo estruturante central da aprendizagem. Através das nossas vivencias no estágio procuramos relatar neste trabalho a importância das experiências do docente na educação infantil. Na introdução faremosuma breve síntese acerca do tema especificado e em seguida vem à fundamentação teórica que esta dividida em subtítulos, tendo como teóricos: Pimenta (2002), Borges (1998), Vigotski (2003), Rubinstein (1973), Rocha (1999), entre outros, que abordam sobre a educação infantil, as experiências do docente, as inovações que podem fazer a diferença no processo de aprendizagem das crianças. Em seguidavêm as considerações finais, que contém as nossas conclusões.

Palavras Chaves: Experiências, Educação, Docência, Infância.



INTRODUÇÃO


Muitos educadores da educação infantil têm dificuldades em exercer o seu papel de docente em sala de aula, para cuidar e ensinar crianças que estão iniciando no processo de aprendizagem. Isso acontece por que muitas vezes para se trabalhar na área requeras seguintes experiências ou habilidades: paciência, capacidade para expressar afeto, domínio com as crianças, entre outros. Vale lembrar que isto ocorre porque essa noção sugere que o docente desse segmento faz uso apenas de conhecimentos do senso comum. Portanto é preciso enfatizar que a educação nos primeiros anos de vida consiste em um dos principais alicerces para a constituição do sujeito.Nesse sentido, como bem lembra Campos (1999), o professor precisa conhecer em profundidade as fases de desenvolvimento das crianças, suas características culturais, sociais, étnicas e de gênero, a realidade da qual elas partem e como aprendem.
Neste sentido de acordo com as propostas do projeto de intervenção elaborado para levar algo novo para as crianças da C.E.I. Katiuscia II e, de acordo asnossas atividades desenvolvidas em sala de aula, percebemos o quanto é importante ter cuidados e a cada dia adquirir novas funções, funções essas que se fundamentam no cuidar e educar como indissociáveis para o trabalho na educação infantil, principalmente por que durante esse período passando por algumas dificuldades e essas dificuldades cada vez mais nos fazia adquirir mais experiências e oquanto era importante esta sempre inovando, trazendo algo novo para que as crianças se interessassem cada vez mais.
Partindo para o local do estágio o mesmo foi realizado na instituição C.E.I. Pequeno Polegar Katiuscia II, sendo esta uma instituição pública da cidade de Bom Jesus da Lapa, localizada na Rua São José S/N sendo mantida pela prefeitura municipal. A mesma foi inaugurada no dia 30 desetembro de 2008 em que é oferecido o ensino maternal e integral maternal nos períodos matutino e vespertino. A pré-escola apresentada contém cincos salas adequada para 30 crianças em cada sala sendo elas arborizadas, limpas, decoradas e contendo um parquinho.
A pré-escola tem como objetivo garantir um ensino e aprendizagem que favoreça ao desenvolvimento dos alunos. O Projeto Pedagógico da Escola éelaborado a cada dois meses com a participação da equipe escolar. O mesmo é executado na sala de aula envolvendo não só as crianças como também as famílias. A diretora desenvolve uma gestão democrática. Os projetos são elaborados com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a educação infantil. O perfil dos discentes tem a faixa etária de 3 a 4 anos sendo de classe media baixa.
Os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A importancia da formação docente na educação infantil
  • A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • Concepções docentes sobre a importância do planejamento na educação infantil
  • O trabalho docente na educação infantil
  • trabalho docente na educaçao infantil
  • A ação docente na educação infantil.
  • Formação docente na educação infantil
  • A experiência de aprender na Educação Infantil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!