A IMPORTANCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MEDIO

1998 palavras 8 páginas
A IMPORTANCIA DAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO MEDIO

Vagner Luis Dario¹

Resumo

O presente estudo objetivou investigar a importância das aulas de Educação Física no ensino médio, buscando na literatura existente a importância da pratica regular de atividade física no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes e como a Educação Física escolar esta inserida neste contexto. A Educação Física Escolar tem como um de seus objetivos principais fazer com que o aluno conheça seu corpo, valorizando e adotando hábitos saudáveis como um dos aspectos básicos da qualidade de vida e agindo com responsabilidade em relação à sua saúde e á saúde coletiva (PCN, Educação Física, 1997). Entre as conclusões do estudo, constatou-se que o tempo nos quais os adolescentes permanecem nas aulas em atividades moderadas e vigorosas é insuficiente para promover alterações positivas para a saúde. Ainda a de se contatar que é de grande importância a pratica de atividades físicas durante toda a vida, e de suma importância para as crianças e adolescentes, pois os mesmos estão em pleno desenvolvimento de suas valências físicas e psicomotoras, atividades que estão diretamente inseridas nas aulas de Educação Física, mesmo que talvez não em sua suficiência.

Palavras-chave: Educação Física, Atividade física, Ensino médio; corpo

Introdução

A Educação física, por muito tempo foi pensada como um componente curricular complementar, ou seja, uma matéria que por vários motivos os alunos poderiam ser dispensados de suas atividades práticas, mas com o tempo a mesma passou a ganhar espaço devido aos benefícios da atividade física, desde que bem elaborada, trás para o desenvolvimento das crianças e adolescentes.
As aulas de Educação Física têm sido um fator determinante para o desenvolvimento da prática regular de atividade física, boas experiências nestas aulas podem influenciar a prática das mesmas na idade adulta, o que consequentemente diminui o risco de surgimento de

Relacionados

  • GRECO Rog rio Curso de direito penal vol 1 1
    470367 palavras | 1882 páginas
  • Introduçao ao estudo do direito
    207968 palavras | 832 páginas