A importancia das artes na infancia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 34 (8330 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância das Artes na Infância
No ensino da arte, há de se considerar duas abordagens: a espontaneísta ou inatista e a pragmática ou empirista. Na inatista, considera-se que a criança tem capacidade inata para produzir a arte, sendo menos valiosas as interações com o meio. Nessa visão, o processo é importante e o produto realizado é um resultado que não é questionado. Por outro lado, naabordagem pragmática as intervenções pedagógicas visam domar o caos com exercícios de contenção, ensinando conceitos, priorizando o produto e não o processo expressivo que conduziu a criança àquele resultado. Ambas as abordagens convivem nas práticas cotidianas da Educação Infantil e é crucial que o professor saiba e valorize a mediação criança-meio, sabendo que a criança tem um potencial, masprecisa da mediação com o meio para que possa construir e reconstruir seus conhecimentos a partir de trocas significativas com outros saberes, com seus pares e com os adultos.
O processo expressivo das crianças evolui de acordo com o seu desenvolvimento. Além da fase em que se encontram, há que se considerar o contato com as linguagens, os materiais e as intervenções dos adultos e de outras crianças nodesenvolvimento do processo criativo e artístico infantil.
O professor tem papel fundamental nesse processo, pois ele deve planejar situações tendo como norte a pergunta: “que conhecimentos, em arte, quero oportunizar a este grupo?”. As situações vão desde a exploração dos sentidos e da curiosidade dos bebês até as representações mais elaboradas das crianças maiores.
Importante considerar queas crianças, muitas vezes, se expressam artisticamente sem intenção prévia, por isso, uma pergunta do tipo “o que é isso?” para elas, pode fazê-las responder apenas para suprir a expectativa do adulto.
Na educação infantil, desvelar as imagens da criança antecede à ação do registro, por isso o papel dos professores não é apenas fornecer folhas e lápis de cor e deixar que elas se expressem, mas simexplorar um tema com uma conversa introdutória para estimular e não induzir a expressão artística. Essa sucessão de perguntas e respostas produzidas pela interação professor-aluno poderá ampliar o modo de ver, de registrar e imaginar o mundo, pois ao criar, a criança entra em contato com o mundo podendo compreender e mudar a si mesma. Destaca-se a importância de disponibilizar às criançaselementos produzidos em outros contextos e épocas, para que ocorra a ampliação do repertório imagético objetivo e subjetivo da criança, auxiliando na ressignificação dos seus contextos socioculturais.
O ambiente visual para as aulas de artes não devem ser impostos, mas construídos pelas crianças. Assim, os personagens de histórias e filmes infantis não devem predominar nos ambientes de aprendizagem paranão influenciarem e delimitarem o imaginário do alunado. Sugere-se que no início das aulas, os professores deixem o ambiente com o mínimo de informação visual e, na medida em que os trabalhos vão sendo realizados, vão sendo expostos no cenário considerando dessa forma o protagonismo e a participação efetiva das crianças. Esse processo deve ser sempre refeito, retirando os trabalhos ereconstruindo o ambiente visual com as produções infantis.
Nos ambientes dos berçários, são recomendadas cores vivas e contrastantes, com materiais diferentes, trocando os elementos durante o ano, para não gerar a habituação e a falta de interesse dos bebês.
Importante ser espaços convidativos à descoberta e que estimulem também o desenvolvimento de outras habilidades motoras, cognitivas, sociais eafetivas.
Todavia, toda estimulação deve ter como base o respeito aos ritmos de cada criança. Por isso é importante o professor observar a evolução de sua turma para ir mudando o vocabulário visual gradativamente, na medida em que as crianças vão entrando em contato com os materiais, instrumentos e com a própria linguagem visual. Os estágios são gradativos, mas são igualmente importantes. Os rabiscos e...
tracking img