A importancia da subjetividade infantil

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (931 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância do brincar na subjetividade infantil e seu lugar na sociedade contemporânea.
Segundo Winnicott (1971), é através da brincadeira que a criança vai constituindo sua subjetividade.Conseguindo a elaboração do simbólico e do real, dois princípios fundamentais para sua estruturação psíquica saudável. No ato de brincar a criança modifica e é modificada pelo meio externo, e nessa trocaela vai se diferenciando desse meio e se reconhecendo enquanto sujeito singular. Brincar, então, estaria associado à criação, a possibilidade da criança como ser ativo nesse processo. Brincadeiras quepossibilitassem o uso da imaginação e da ação da criança e sua relação com o outro, elaborando suas cognições e suas questões de ordem emocional.
Segundo Rohenkohl (2002), A criança necessita dabrincadeira para o alívio de suas angústias e para as elaborações de atividades neuropsicomotoras. É através do brincar que a criança conquista suas aquisições cognitivas, emocionais e motoras. Um poucomais adiante a criança utilizará as regras de determinadas brincadeiras, as quais serão estabelecidas para o brincar em grupo. Um aprendizado fundamental para as relações sociais.
Ainda segundo estaautora (Rohenkohl, 2002), o objeto da brincadeira deve possibilitar que a criança interaja com ele de forma criativa, exploratória, favorecendo suas relações com o corpo e a fantasia. “O lúdicofunciona como um regulador da angústia, da separação, do crescer, da autonomia, dos limites, enfim, da constituição de uma criança num determinado mundo”. (p. 36)
Diante do que é apresentado comobrincadeiras na atual sociedade, a criança em muitos momentos brinca através do olhar uma tela e apertar um botão, em movimentos repetitivos e isolados. Onde os valores passados, em sua maioria são o dedestruir para poder vencer.
Para Benjamin (2002, apud Meira, 2003), a relação com o objeto da brincadeira influencia toda a dimensão imaginária e criadora da função do brincar. Atualmente a valorização de...
tracking img