PRESENÇA DA PSICOLOGIA:
TEORIAS E PRÁTICAS
A força do inconsciente. - Sigmundo Freud

Manifestação do Inconsciente: “nada ocorre ao acaso e muito menos os processos mentais” “Há conexões entretodos os eventos mentais” “Existem processos mentais conscientes e inconscientes e a maior parte deles é absolutamente inconsciente”

Psiquismo dividido: O aparelho psíquico divide-se em trêselementos: - ID – é a parte mais primitiva e menos acessível da personalidade, constituída de conteúdos inconscientes, inatos ou adquiridos, que buscam a contínua gratificação; o id não conhece juízo devalor( bem, moral) ele atua de acordo com o principio do prazer - EGO – responsável pelo contato do psiquismo com a realidade; contém elementos conscientes e inconscientes. Ele procura unir e conciliaras reivindicações do id e do superego com o mundo externo - SUPEREGO – atua como um censor do ego. Representa as exigências da moralidade. Constitui a força moral da personalidade.

O inconscientecoletivo Carl Gustav Jung ( 1875-1961) Segundo Jung, o individuo nasce com uma herança psicológica que se soma a biológica. O inconsciente pessoal é repleto de memórias da vida de cada individuo, e uminconsciente coletivo, constituído pelas memórias da historia coletiva. Ele diverge de Freud, o ego somente contém elementos conscientes, derivados da experiência pessoal. A força do símbolo ParaJung, o símbolo constitui um produto natural, espontâneo, que “significa sempre mais do que o seu significado imediato e óbvio. Ex: o papel desempenhado pelas logomarcas de muitas organizações

Ocomportamento pode ser modificado Jung conclui que, “ à medida em que se passa a agir de determinada maneira, a desempenhar um papel”, o ego altera-se na direção do papel desempenhado. “Quando se fiz queuma pessoa é introvertida, ele afirma, ‘normalmente pensa-se que ela prefere um comportamento ou hábitos introvertidos, o que não exclui, entretanto, a existência de um lado extrovertido; todos somos... [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2013, 03). A importancia da psicologia para formaçao do administrador. TrabalhosFeitos.com. Retirado 03, 2013, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Da-Psicologia-Para-Forma%C3%A7ao/645168.html

MLA

"A importancia da psicologia para formaçao do administrador" TrabalhosFeitos.com. 03 2013. 2013. 03 2013 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Da-Psicologia-Para-Forma%C3%A7ao/645168.html>.

MLA 7

"A importancia da psicologia para formaçao do administrador." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 03 2013. Web. 03 2013. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Da-Psicologia-Para-Forma%C3%A7ao/645168.html>.

CHICAGO

"A importancia da psicologia para formaçao do administrador." TrabalhosFeitos.com. 03, 2013. Acessado 03, 2013. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/a-Importancia-Da-Psicologia-Para-Forma%C3%A7ao/645168.html.