A importancia da presença da gaiola de faraday

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1977 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Análise da presença da Gaiola de Faraday nos estabelecimentos de fisioterapia na cidade de Niterói – RJ

Revista Fisioterapia Ser – ano 2 – nr 3 – Jul/ago/set – 2007

AUTORES

Juliete da Silva, Flávia Carolina Ventura de Souza, Danieli Righetti Ladeira, Fabio dos Santos Borges

INTRODUÇÃO

Nos últimos anos tem havido uma maior preocupação quanto à possibilidade de danos a saúde pelaexposição aos diversos tipos de radiação.
As correntes elétricas de alta freqüência têm sido utilizadas na área biomédica desde 1980. Com o desenvolvimento de novas técnicas surgiu a diatermia que utiliza a produção de calor terapêutico proveniente das correntes de alta freqüência.
O ondas curtas é um recurso de diatermia utilizado pelos fisioterapeutas que converte
a energia eletromagnética dealta freqüência em energia térmica nos tecidos.
Vários relatos dão conta da dispersão da onda eletromagnética durante o uso de equipamentos que emitem este tipo de energia, podendo atingir assim o operador, pois podem se propagar num raio de aproximadamente 4 metros e meio.
Alguns autores recomendam como tempo de exposição as ondas curtas no trabalho diário do fisioterapeuta, no campo de maiorintensidade (20 a 50 cm do aparelho), um período de aproximadamente 8 minutos por dia.
Existem alguns perigos potenciais que devem ser considerados no uso deste recurso termoterapêutico, como: útero gravídico, podendo levar à má formação fetal; marcapasso cardíaco, podendo alterar o seu funcionamento; neoplasia, podendo desenvolver metástase; sangramento ativo (menstruação), podendo aumentar ofluxo sanguíneo e gerar hemorragia; proximidade com outros aparelhos eletrônicos interferindo em seu funcionamento seja aumentando ou diminuindo a intensidade dos mesmos.
Em 1836, Michael Faraday criou a primeira gaiola protetora que impedia a entrada de campos eletrostáticos assim como campos eletromagnéticos cujos comprimentos de onda eram superiores ao tamanho da malha.
A Gaiola de Faraday é um“cerco”projetado para excluir campos eletromagnéticos.
Essas gaiolas são utilizadas frequentemente com duas finalidades, obstruir campos elétricos e radiação eletromagnética.
O ondas curtas é um recurso que se utiliza da radiação eletromagnética que são benéficas no tratamento fisioterapêutico, porém algumas preocupações devem ser tomadas devido a emissão desta, que não se concentram apenas nosegmento a ser tratado. Sendo necessário o uso de medidas de proteção, como por exemplo, a Gaiola de Faraday, para resguardar o operador e as demais pessoas das radiações emitidas pelo recurso terapêutico.

OBJETIVO

Este estudo teve por objetivo verificar o grau de conhecimentos dos profissionais de fisioterapia que utilizam o ondas curtas sobre os malefícios dos campos eletromagnéticos emitidospor estes aparelhos, assim como verificar a presença da Gaiola de Faraday nestes estabelecimentos de fisioterapia localizados na cidade de Niterói – RJ.

MATERIAL E MÉTODOS

Este estudo constitui da aplicação de uma entrevista elaborada semi – estruturada para coleta dos dados.
A entrevista foi estruturada a cerca dos seguintes assuntos: sobre a presença do ondas curtas nos estabelecimentosde saúde visitados, duração dos atendimentos com este aparelho, a freqüência de seu uso semanal e diário, conhecimento dos efeitos do campo eletromagnético no organismo humano, se os profissionais entrevistados tinham conhecimento sobre algum método de segurança, se conheciam a Gaiola de Faraday e por fim se o estabelecimento apresentava a construção deste recurso de proteção.
A pesquisa decampo se deu em 30 estabelecimento que ofereciam tratamento fisioterápico (clínicas e consultórios) da cidade de Niterói – RJ.

RESUTADOS

Foi constatado que dos 30 estabelecimentos visitados 18 possuíam o recurso do ondas curtas. Sendo que das 18 entrevistadas, somente 12 foram consideradas nos quesitos de uso semanal, aplicações diárias e presença da Gaiola de Faraday. A exclusão ocorreu...
tracking img