A importancia da praia de iracema fortaleza ce

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (649 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importancia historica e cultural do bairro praia de iracema localizado em Fortaleza Ceara.
E por que devemos preserva-lo e revitaliza-lo.A Praia de Iracema parece estar sempre sendo reinventada. A sua constituição como um espaço de acentuada referência simbólica remonta à sua criação, quandodeixou de ser a Praia do Peixe, a praia da venda do peixe, para tornar-se a bucólica Praia de Iracema. O bairro surge, na década de 1920, como uma novidade no contexto fortalezense: um balneário que passaa congregar os grupos abonados da cidade, introduzindo uma inédita forma de lazer na cultura urbana local. Impunha-se, pois, construir uma nova imagem para o lugar, o bairro ganha, naquele ano, umasugestiva e sonora denominação, que contribui para promover a assepsia do local, inserindo-o nos padrões de uma nova e refinada sociabilidade.
A partir de meados dos anos de 1940, as obras do porto doMucuripe provocaram alteração no movimento das correntes marinhas, que atingiram violentamente a Praia de Iracema. A destruição de parte do casario e a drástica redução da faixa de praia iriamprovocar o abandono dos usos que lá se verificavam: o balneário entrou em decadência e os pescadores, em sua maioria, partiram para outras praias, a exemplo do Poço da Draga e do Mucuripe.
Depois, a Praiade Iracema passou a ser identificada como um lugar um tanto underground, escolhida, nas décadas de 1950 e 1960, pela “boêmia seresteira” e nas duas décadas seguintes, pela “boêmia intelectual”, querenovou a “vocação mítica” daquele espaço, transformado no “Território Livre de Iracema”. Um grupo proveniente da classe média, de formação universitária, contribuiu para que suas vivências no bairropassassem a lhe emprestar uma certa identidade,transformando o bairro em um referencial artístico na noite de Fortaleza, além de fortalecer a imagem já existente daquele território como “reduto poético...
tracking img