A IMPORTANCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACAD MICO

849 palavras 4 páginas
A IMPORTANCIA DA PESQUISA NO TRABALHO ACADÊMICO

Arlete Teodora Lima de Jesus Alves
Profª. Lidiane de Freitas
Instituto Teológico Quadrangular –ITQ
Curso Livre em Teologia (Presencial) – Metodologia do Trabalho Acadêmico
16/04/15

RESUMO

O presente trabalho tem por objetivo específico demonstrar a importância da pesquisa como atividade acadêmica no Curso de Teologia Quadrangular. Portanto, inicialmente o texto define o personagem do pesquisador e posteriormente lança um questionamento sobre qual a função do mesmo. No mesmo capítulo, porém nos sub-capítulos seguintes, relaciona e define individualmente os tipos de pesquisas, como a bibliográfica, de campo e experimental.

Palavras-chave: Conhecimento; Metodologia; Pesquisa.

1 INTRODUÇÃO

O presente trabalho procura demonstrar a importância da pesquisa na vida acadêmica, para sanar dúvidas que possam, surgir em assuntos de trabalhos acadêmicos e, facilitar a apresentação dos aspectos formais de textos científicos. A pesquisa pode ser feita para resolver alguma dificuldade de compreensão e através da mesma, ainda, pode-se obter novas descobertas, ou seja, novas informações sobre o assunto pesquisado. Desta forma, com a utilização da pesquisa, incentivada pelo professor e a vontade de pesquisar do aluno, dificilmente haverá a ocorrência de reproduções de trabalhos acadêmicos, mas somente a produção de obras novas.

2 METODOLOGIA DA PESQUISA
Antes de tudo, vale destacar que o termo Metodologia significa “[...] estudo dos caminhos, dos instrumentos usados para se fazer ciência” (DEMO, 1995, p. 11). Ainda, segundo Demo (1995), a metodologia é uma disciplina que instrumentaliza quanto aos procedimentos a serem tomados na pesquisa, possibilitando acesso aos “caminhos do processo científico”, além disso, ela visa, também, promover questionamentos acerca dos limites da ciência sob os aspectos da capacidade de conhecer e de interferir na realidade.
Para Severino (2007, p. 17-18) o trabalho científico:
[...] refere-se ao

Relacionados