A importancia da musica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3579 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
COM CRIANÇAS DE 5ANOS

Adriana Rodrigues Gonçalves Geyza Mara Siqueira Thiago Palma Sanches

Orientador
Profª Ms Denise Rocha Pereira

Lins/ SP 2009

1

A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL COM CRIANÇAS DE 5 ANOS

RESUMO
A música não precisa ser explicada, ela tem um fim em si mesma. Este artigo tem por finalidade investigar sea música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas de pré-escolas. Procurou-se investigar a forma como o professor vê e utiliza a musica com crianças de cinco e seis anos. A metodologia utilizada foi à pesquisa bibliográfica e análise qualitativa dos questionários aplicados. Concluiu-se até o momento que a música pode ser instrumento de auxílio no trabalhopedagógico, porém, não deve limitar sua ação apenas como ferramenta de trabalho de outras áreas de conhecimento, pois ela fala por si só e contribui para o desenvolvimento integral do ser.

Palavras-chave: Música. Infância. Educador. Aprendizagem.

2

INTRODUÇÃO A música é uma linguagem que comunica sensações, sentidos e passa por organização de som e silêncio. Está presente nas mais diversassituações. A afetividade a cognição e a estética são partes integrantes dela.
A música é a linguagem que se traduz em formas sonoras capazes de expressar e comunicar sensações, sentimentos e pensamentos, por meio da organização e relacionamento expressivo entre o som e o silêncio. A música está presente em todas as culturas, nas mais diversas situações: festas e comemorações, rituais religiosos,manifestações cívicas, políticas etc. Faz parte da educação desde há muito tempo, sendo que, já na Grécia antiga era considerada como fundamental para a formação dos futuros cidadãos ao lado da matemática e da filosofia. (BRASIL, 1998, p. 45)

O presente artigo tem por finalidade investigar se a música pode ser um instrumento de auxílio no desenvolvimento infantil, em salas regulares de préescolas. Osobjetivos propostos foram: investigar se o professor utiliza a música como instrumento no desenvolvimento da criança de pré-escola de 5 a 6 anos; conhecer o trabalho com a música desenvolvido em sala de Educação Infantil (pré-escola); reconhecer as contribuições da música no desenvolvimento da criança e entender a concepção que o professor tem a respeito da música. A música é uma ferramenta quecontribui para formação integral do ser humano. Por meio dela a criança entra em contato com o mundo letrado e lúdico. Ensinar utilizando-se da música, ajuda a criança a valorizar uma peça musical, teatral, concertos, pois, dando a oportunidade do conhecimento dos vários gêneros musicais ela tem a oportunidade de construir sua autonomia, criatividade, aquisição de novos conhecimentos e criticidade. Acriança não é um ser estático, ela interage o tempo todo com o meio e a música tem este caráter de provocar esta interação, pois, ela traz em si ideologias, emoções, histórias que muitas vezes se identificam com as de quem as ouvem. Contudo, percebe-se que em todo o ensino há necessidade de uma mudança com relação à utilização da musica na Educação Infantil. Em algumas situações ela é utilizada emfins de higiene, hora do lanche, comemorações cíclicas, em outras situações a música nem aparece no planejamento como ela deveria ser explorada. Um dos motivos alegados, pelo educador que não utiliza a música é não possui a formação em musica. Contudo, é preciso salientar que música na

3

Educação Infantil significa o trabalho com linguagem musical, exploração dos sons, resgate cultural,repertório musical da infância, conhecimentos esses que não necessitam formação específica (musical) do educador. As atividades musicais realizadas na escola não visam a formação de músicos, e sim, através da vivência e compreensão da linguagem musical, propiciar a abertura de canais sensoriais, facilitando a expressão de emoções, ampliando a cultura geral e contribuindo para a formação integral...
tracking img