A IMPORTANCIA DA MATEM TICA NO ENSINO M DIO

503 palavras 3 páginas
A IMPORTANCIA DA MATEMÁTICA NO ENSINO MÉDIO

Ensino Médio: Aprofundando os estudos em Matemática

A Matemática Financeira possui grande importância para o aluno do ensino médio, pois é nesta etapa da vida que este aluno ingressa no mercado de trabalho e começa a utilizar o dinheiro com mais frequência. Sendo assim, este trabalho tem como objetivo reforçar aos alunos a importância do ensino da Matemática Financeira no ensino médio, bem como os benefícios de sua correta utilização na vida adulta. Inicialmente verifica-se o que orientam os documentos oficiais como: PCN, PCNEM e Diretrizes Curriculares a respeito da Matemática Financeira, e a partir disto analisamos alguns dos livros didáticos que são utilizados na rede estadual de ensino do Estado do Paraná para verificar se estão de acordo com as diretrizes previstas nos documentos oficiais. Propôs-se uma revisão dos principais conceitos de Matemática Financeira usados no ensino médio e após isso desenvolveu-se uma proposta de atividade envolvendo seus principais conceitos. Nesta atividade propõe-se a abordagem da Matemática Financeira de uma maneira simplificada, fundamentada principalmente em exemplos e materiais que chegam até os alunos, como panfletos de supermercado, envolvendo o contexto social em que este está inserido, como forma de incentivar o seu estudo e a consequente melhoria das aulas, com uma possível redução no desinteresse das aulas.
Estamos vivendo em um mundo moderno, repleto de tecnologias e componentes que fazem parte do cotidiano dos membros de uma sociedade globalizada e informatizada.
É papel do professor de Matemática, no âmbito de suas ações, desenvolver nos alunos de ensino médio algumas capacidades básicas: comunicar-se em várias linguagens, investigar, interpretar, resolver e elaborar situações problemas, realizar tomadas de decisões, estabelecer estratégias e procedimentos, adquirir e aperfeiçoar conhecimentos, buscar valores sociais e pessoais, desenvolver trabalhos de forma solidária

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas