A importancia da literatura infantl na formação do leitor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1952 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A IMPORTÂNCIA DA LITERATURA INFANTIL NA FORMAÇÃO DO LEITOR

Laiz dos Santos Brito
Maiara Mendes Cerqueira[1]

“O desenvolvimento de interesses e hábitos permanentes de leitura é um processo constante, que principia no lar, aperfeiçoa-se sistematicamente na escola e continua pela vida afora.”
(Bamberger)


RESUMO: É na infância que todos os hábitos dos indivíduos são formados. Partindodesse ponto o presente estudo tem por objetivo reconhecer a importância da literatura infantil na formação do hábito de ler, pois é nessa fase que as crianças revelam maior interesse pela leitura. Deste modo a literatura infantil deve ser utilizada como uma ferramenta fundamental na construção do leitor. Utilizando o referencial teórico de Cristiane Madanêlo de Oliveira, especialista em literaturainfantil e juvenil pela UFRJ.


Palavras-chave: Literatura infantil; infância; leitor.

Tudo o que opera na fase do desenvolvimento da criança é importante na formação de um indivíduo, inclusive a leitura, deste modo o interesse pela leitura e o hábito de ler são desenvolvidos ainda na infância, pois é neste momento que os hábitos dos indivíduos são formados. A literatura infantilpermite que as crianças desenvolvam sua capacidade de criar, recriar, inventar e até mesmo viajar pelo mundo da fantasia, através do contato com uma leitura prazerosa e reflexiva, além de possibilitar situações onde as crianças possam interagir com seu processo de construção do conhecimento.
Por ser a literatura infantil um instrumento fundamental para a aquisição de conhecimentos, recreação einformação, deve ser aplicado de forma coerente, ou seja, utilizá-la não apenas para ensinar valor moral as crianças, mas para apresentá-las um mundo onde ela usa da sua imaginação para dar o seu sentido aquela história, para poder despertar o prazer de ler nas crianças desde cedo. Sobre o fato da importância de habituar a criança às palavras, Richard Bamberger (2002) declara, “Se conseguirmosfazer com que a criança tenha sistematicamente uma experiência positiva com a linguagem, estaremos promovendo o seu desenvolvimento como ser humano.”, ou seja, o contato com as palavras transformará o indivíduo em um sujeito ativo, responsável pela sua aprendizagem e que sabe compreender o contexto em que vive, podendo modificá-lo de acordo com sua necessidade.
Não há uma idade precisa para oprimeiro contato com os livros, já que cada um se desenvolve e amadurece de maneira diferente, até com um bebê é possível começar a investir em um futuro leitor, de acordo com Cristiane Madanêlo de Oliveira[2], “Há vários tipos de livros de pano e de banho que podem integrar o grupo de brinquedos da criança desde que ela consegue pegar objetos. Além de associar o lúdico à leitura, o contatonatural com o objeto livro já se constrói de maneira natural”. Ao contrário do que muita gente acredita, que por a criança ainda não saber ler ela não se interessará por livros, ao contrário a criança aprende desde cedo que livro é uma coisa boa, e interessa-se por formas, cores e imagens que os livros possuem e que mais tarde darão significados a elas. Deste modo quanto mais cedo à criança tivercontato com o livro melhor será o seu relacionamento com ele no futuro, pois mesmo durante a fase que a criança ainda não sabe ler, é importante que ela mantenha contato direto com os livros, deste modo a criança incorpora naturalmente esse objeto ao seu cotidiano, sem que se faça isso por obrigação.
Existem dois fatores que contribuem para que a criança desperte o gosto pela leitura: curiosidadee exemplo. Por isso é de extrema importância que as crianças sejam incentivadas a ler, não pela obrigação, mas pelo prazer que a leitura proporciona. Entretanto, não se quer dizer, que dar um livro de presente significa incentivar a leitura necessariamente. Segundo Cristiane Madanêlo de Oliveira, “Muitas vezes, percebe-se que crianças imitam as atitudes dos pais, seja no desejo de passar batom...
tracking img