A importancia da linguagem

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 25 (6117 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

INTRODUÇÃO 4
1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO 5
1.1 TEMA 5
1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 OBJETIVO GERAL 6
2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 METODOLOGIA 8
5 ABORDAGEM TEÓRICA SOBRE O TEMA. 9
5.1 LINGUAGEM, LINGUA E FALA. 9
a. LINGUAGEM. 9
b. LINGUA 10
c. FALA 10
5.2 TEORIAS DE NOAM CHOMSKY 11
5.3 COGNITIVISMO CONSTRUTIVISTA OU EPIGENETICO. 13
5.4COMUNICAÇÃO 14
a. LINGUAGEM NÃO-VERBAL 15
b. COMUNICAÇÃO NÃO-VERBAL E ATUAÇÃO PROFISSIONAL 19
5.5 COMUNICAÇÃO NO CAMPO DA ARQUITETURA 24
CONCLUSÃO 26
REFERÊNCIAS 27

INTRODUÇÃO

O presente trabalho, requisito para a matéria Português Instrumental do curso de Arquitetura e urbanismo do Centro Universitário do Norte - UNINORTE apresenta como tema o desenvolvimento de uma pesquisa sobre aimportância do bom uso da linguagem nos processos de comunicação envolvidos na atuação do arquiteto no século XXI. Buscando atingir nosso objetivo, realizou-se pesquisa bibliográfica e entrevista com profissionais da área, visto que este tema para área de arquitetura não é tão fácil de ser encontrado.
Durante a pesquisa, foi constatado que o processo de comunicação ocorre quando o emissor emiteuma mensagem ao receptor, através de um canal (fala, gesto, escrita ou desenho). O receptor interpretará a mensagem que pode ter chegado até ele com algum tipo de barreira e, a partir daí, dará o feedback[1] ou resposta, completando o processo de comunicação.
Neste texto será abordada a importância do bom uso da linguagem nos processos de comunicação envolvidos na atuação do profissional dearquitetura, que além de utilizar da linguagem verbal, utiliza a não verbal e a linguagem gráfica no seu dia-a-dia. Será abordada uma visão sobre linguagem arquitetônica, evolução da língua e de que maneira podem-se agregar valores utilizando os processos de comunicação adequados, pois podemos constatar que o mercado de trabalho está aberto para os jovens profissionais que além do conhecimentotécnico, visão empreendedora, possua domínio da linguagem formal e saibam utilizá-la nos contextos variados.










1 DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

1.1 TEMA


Linguagem no século XXI.


1.2 DELIMITAÇÃO DO TEMA


A importância do bom uso da linguagem nos processos de comunicação envolvidos na atuação do arquiteto no século XXI.

2 OBJETIVOS


2.1 OBJETIVO GERALElaborar uma pesquisa temática sobre o bom uso e a importância linguagem nos processos de comunicação envolvidos na atuação do arquiteto no século XXI.


2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Identificar quais mídias contemporâneas mais usadas como instrumento de comunicação do arquiteto e urbanista, e o quanto elas contribuem para sua formação e sucesso profissional.
3 JUSTIFICATIVA

Vivemosum momento de importante transição do ambiente econômico, onde a gestão proativa do conhecimento adquire um papel central para a competitividade tanto das empresas, como dos países.
Isto, entretanto, nem sempre foi assim, pois, no passado, vantagens de localização, assim como o acesso à mão-de-obra barata, recursos naturais e ao capital financeiro tinham papéis muito mais determinantes.No Brasil, verifica-se que o recurso "conhecimento" vem aumentando aceleradamente sua importância para o desempenho empresarial e que os desafios impostos pela relativa e recente abertura econômica tornam a questão da gestão do conhecimento ainda mais fundamental para as empresas brasileiras.
Saber expressar-se, fazer-se entender, ser simpático e elegante na linguagem pode ser uma grandeferramenta para garantir boas negociações.
Tendo em vista todo esse universo do discurso da linguagem e da fala, o presente trabalho tem por finalidade desvendar os varios tipos de linguagens e meios de comunicação que agregam valores para o arquiteto e urbanista.











4 METODOLOGIA

Para constatar a importância e os beneficios da linguagem na arquitetura , será...
tracking img