A importancia da linguagem formal na carreira

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3256 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da linguagem formal na carreira

Ela é usada para nível intelectual e um Português bem clássico, sem gírias e com posturas de comunicação de acordo com o tipo de literatura que for abordada, é utilizado para se comunicar com empresas nos moldes de grandes, pequenos são médios negócios. O modo de tratamento também é utilizado em Vsra, Exmo e etc... Essas linguagens são necessáriaspara se referir a pessoas tais como qualquer autoridade e inclusive é obrigatório em Direito.
A linguagem formal mantém certa distância e o nível de respeito pela outra pessoa nos moldes dos negócios e governo.
Como dizia Chacrinha, o "Velho Guerreiro": "Quem não se comunica, se trumbica". Ou seja, temos sempre de informar, mostrar, comunicar o que fazemos e dialogar com nossos interlocutores.Sempre!
Muitas vezes, ao primeiro sinal de problema, a pessoa fecha-se. Podem ter certeza: é o primeiro passo rumo ao abismo total.
Embora difícil, são estes os momentos mais importantes para nos dedicarmos à comunicação, a informar, a mostrar quem somos e qual é a nossa essência. Senão, seremos mais facilmente esquecidos e o problema, certamente, aumentará.
Afinal, quando nos lembramos emovo, por que nos vem à mente apenas a galinha se a pata, entre outros, também bota ovo? É porque a galinha avisa, grita, mostra, comunica e nos faz lembrar sempre!

Linguagem Formal e Poder

O bom profissional é capaz de comunicar-se no melhor jargão com seus colegas, mas consegue, sem grandes perdas, fazer-se entender pelo leigo. Os que propositadamente abusam da linguagem técnica tendem aserem os menos capazes, e os que mais precisam afirmar-se para não perder poder. Por exemplo:
“A terapia teve um efeito idiossincrático com prognóstico favorável em caso de pronta supressão". Essa frase, enigmática para o não iniciados nas rotinas médicas, não significa muito mais do que: "o remédio teve efeito contrário, mas não causará problemas se for suspenso logo".
O jargão é de fatoinevitável, mas isso não significa que ele deva ser empregado em todas as ocasiões.
Com efeito, toda profissão, do telemarketing à física de partículas, acaba por desenvolver um vocabulário específico, muitas vezes impenetrável para o leigo. Em alguns casos, trata-se de uma necessidade. O jargão, no mínimo, economiza palavras, concentrando carga informativa em termos específicos.
Quando ummédico fala em "mio cardiopatia idiopática", ele está na verdade dizendo: "problemas cardíacos de causa ignorada",
outro médico compreenderá que o paciente sofre de moléstia cardíaca de origem desconhecida e para a qual já foram descartadas as causas que mais comumente provocam doenças do coração.
Em determinadas áreas científicas, os próprios objetos de estudo não passam de jargão. É o caso, porexemplo, da linguística, com seus morfemas, sintagmas e lexemas, e da física de partículas, com seus quarks, glúons e léptons. No limite, sem o jargão, os fenômenos estudados não podem nem ser enunciados.
Reconhecer a importância e a necessidade do jargão em certas situações não significa aprovar seu uso indiscriminado.
Um médico ou um advogado que se dirijam a seus clientes em linguagem técnicaincompreensível estão, na verdade, atendendo muito mal ao consumidor, que deve ter, em todas as ocasiões, acesso a uma explicação completa de sua situação em linguagem acessível.
Infelizmente, as coisas nem sempre se passam assim. Desde que o mundo é mundo, profissionais de uma determinada área tendem a unir-se para manter sua arte impenetrável para o público em geral e, assim, aumentar seupoder.
Não foi por outra razão que os escribas do antigo Egito complicaram desnecessariamente a escrita hieroglífica: era uma forma de conservarem e até de ampliarem sua posição hierárquica. Os tempos e as ciências mudaram, mas o princípio de complicar para valorizar-se permanece em vigor.
Não devemos, é claro, ser ingênuos e acreditar que poderemos promover a plena igualdade através da língua....
tracking img