A importancia da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1550 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 19 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A Importância da Leitura nas Séries Iniciais
Escrito por Elisangela Monteiro e Luciene Gil dos Santos
RESUMO

Neste trabalho, buscou-se evidenciar a leitura em seus diversos aspectos e possibilidades, demonstrar a importância da criação do hábito de ler desde as séries iniciais. Para o seu desenvolvimento foi elaborada revisão bibliográfica através de autores que tratam desse ondeverifica-se que a leitura é de suma importância para o aprendizado, pois leva o leitor ao conhecimento científico e o conhecimento do mundo, o qual refletirá para o leitor em novos conhecimentos. Ajuda também o aluno a aumentar o seu vocabulário e suas expressões, envolvendo o leitor com idéias, as quais lhe darão enfoques abrangentes para o conhecimento cultural do qual depende o seu progresso navida. A leitura é um dos principais instrumentos para que o indivíduo construa o seu conhecimento e aprenda a exercer sua cidadania.
Permite também o exercício da fantasia e leva quem lê a construir um mundo imaginário, onde pode exercer sua reflexão crítica e promove o debate de idéias.
Sabe-se também que a leitura é uma condição prévia para a escrita, pois bons leitores são bons escritores,suas produções de textos são dinâmicas e consonantes.
Demonstra também que o ato de ler deve ir além da leitura das letras, de palavras; levando o indivíduo à leitura de mundo, do contexto cultural onde ele vive possibilitando assim o desenvolvimento do senso crítico.



Palavras chave: Leitura, escrita, aprendizado, conhecimento de mundo



1. INTRODUÇÃO

A leitura, as práticas eas competências leitoras têm ocupado espaço considerável na educação e na mídia brasileira.

Entende se que, ainda que todos os quesitos ideais necessários a uma prática de ensino da leitura fossem efetivados na escola, indispensável seria a presença de professores leitores, que sentissem prazer na leitura, que fossem bem informados e instrumentalizados para tal prática.

Este estudo pretendedesenvolver atividades que convergem para ações voltadas diretamente para alunos e professores das séries iniciais do ensino fundamental.

Prevê na motivação da leitura nas séries iniciais para a formação de leitores efetivamente comprometidos com a prática social.

Estimular o uso da literatura infantil como elemento essencial para a formação do leitor nas séries iniciais; Estimular otrabalho com a oralidade no texto literário, aproveitando o universo infantil para as várias possibilidades de leitura; Formar o professor das séries iniciais como contador de histórias e criar conjuntamente metodologias que proporcionem a formação do gosto.

Proporcionar acesso de alunos das séries iniciais a novas tecnologias, como o computador, por exemplo, desmistificando seu uso e viabilizando-ocomo nova possibilidade de linguagem.



O ensino e a aprendizagem da leitura

O ato de ler é um processo abrangente e complexo; é um processo de compreensão, de entender o mundo a partir de uma característica particular ao homem: sua capacidade de interação com o outro através das palavras, que por sua vez estão sempre submetidas a um contexto. Desta forma as autoras afirmam que a recepçãode um texto nunca poderá ser entendida como um ato passivo, pois quem escreve o faz pressupondo o outro. Desta forma, a interação leitor-texto se faz presente desde o início de sua construção.

Nas trilhas do mesmo entendimento, Souza (1992) afirma:

"Leitura é, basicamente, o ato de perceber e atribuir significados através de uma conjunção de fatores pessoais com o momento e o lugar, com ascircunstâncias. Ler é interpretar uma percepção sob as influências de um determinado contexto. Esse processo leva o indivíduo a uma compreensão particular da realidade"(p. 22).

Vislumbramos em Freire (1989) este olhar sobre leitura quando nos diz que a "leitura do mundo" precede a leitura da palavra, ou seja, a compreensão do texto se dá a partir de uma leitura crítica, percebendo a relação...
tracking img