A importancia da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1371 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A importância da leitura
Começamos a ler quando passamos a compreender o mundo à nossa volta. Nas palavras de Paulo Freire, “leitura de mundo” inicia-se quando a pessoa passa a compreender o que o rodeia. Assim,
A leitura do mundo precede a leitura da palavra, daí que a posterior leitura desta não pode prescindir da continuidade da leitura daquele (A palavra que eu digo sai do mundo que estoulendo, mas a palavra que sai do mundo que eu estou lendo vai além dele). [...] Se for capaz de escrever minha palavra estarei, de certa forma transformando o mundo. O ato de ler o mundo implica uma leitura dentro e fora de mim. Implica na relação que eu tenho com esse mundo. (FREIRE, Paulo – Abertura do Congresso Brasileiro de Leitura – Campinas, novembro de 1981). [...] toda leitura da palavrapressupõe uma leitura anterior do mundo, e toda leitura da palavra implica a volta sobre a leitura no mundo, de tal maneira que ler mundo e ler palavra se constituíam um movimento em que não há ruptura, em que você vai e volta. (FREIRE, 1994, p.15).

Conforme Verdini,
Desde que nascemos, diferentes situações nos põem em contato com as palavras. Elas vão sendo ensinadas para que possamos nomearreconhecer, dar sentido ao mundo onde vivemos e que temos necessidade de apreender e desvendar. Num sentido amplo, a leitura desponta junto com a própria existência, já que implica palavras em conexão com o universo que habitamos significações, experiências, conhecimentos, relação com o outro, com a vida. Por isso, leitura tem a ver com a mobilização de nossa curiosidade, de nossos sentidos, de nossoser por completo. (Disponível em: Acesso em: 20 jan. 2010).

Ensina-nos Paulo Freire (1994, p. 76.) que “ler um texto é algo sério (...) é aprender como se dão as relações entre as palavras na composição do discurso. É tarefa de sujeito crítico, humilde e determinado. (...) Implica que o (a) leitor (a) se adentre na intimidade do texto para aprender sua mais profunda significação”. A leiturade um texto não é apenas a decifração de símbolos, a decodificação de signos linguísticos. É necessário interpretá-los e compreendê-los dentro de um contexto. A apreensão do sentido do texto faz-se pela interação de conhecimentos específicos. A leitura eficaz exige alguns fatores. a) Conhecimentos linguísticos (vocabulário, regras gramaticais e possibilidades de uso). b) Conhecimentos textuais(noções e conceitos de textos). c) Conhecimento de mundo (conhecimento enciclopédico que o leitor adquire ao longo da vida).
Ler significa reler e compreender, interpretar. Cada um lê com os olhos que tem. E interpreta a partir de onde os pés pisam. Todo ponto de vista é a vista de um ponto. Para entender como alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz daleitura sempre uma releitura.

A cabeça pensa a partir de onde os pés pisam. Para compreender, é essencial conhecer o lugar social de quem olha. Vale dizer: como alguém vive, com quem convive, que experiências tem, em que trabalha, que desejos alimenta, como assume os dramas da vida e da morte e que esperanças o animam. Isso faz da compreensão sempre uma interpretação. Sendo assim, ficaevidente que cada leitor é co-autor. Porque cada um lê e relê com os olhos que tem. Porque compreende e interpreta a partir do mundo que habita. (BOFF, 2000.)

Em outras palavras, ao leitor cabe a reconstrução do texto de acordo com sua vivência, suas experiências de vida. d) Posicionamento crítico sobre o conteúdo do texto. O leitor não deve ser apenas um receptor passivo. Ler é exercitar odiscernimento, é posicionar-se de modo favorável ou não aos pontos de vista do autor, pesar os argumentos apresentados, refletir sobre as idéias defendidas pelo autor ou sobre os personagens. e) Busca do sentido do texto. Na busca do sentido do texto, o leitor se confunde com ele. “[...] o texto se faz, se trabalha através de um entrelaçamento perpétuo; perdido neste tecido - nessa textura -, o sujeito...
tracking img