A importancia da leitura

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2278 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 12 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1 INTRODUÇÃO

O presente artigo tem como tema a importância da leitura para as séries iniciais, enfatizando como o professor deve aprimorar suas dificuldades de trabalhar com as diversidades de textos, como despertar o hábito de leitura nos alunos que encontram-se no processo de alfabetização, para atender as dificuldades que o aluno tem em se interessar pela leitura, outro fator que sedestaca são as dificuldades do professor e do aluno em se depararem com leituras de textos que não vem despertar qualquer tipo de estimulo, pois, é vasta a falta de interesse que transparece no indivíduo pela leitura.

Portanto, a leitura possibilita uma boa formação na vida do leitor, pois, sabemos que o mundo vive em constantes mudanças e todos precisam está inseridos nessas transformações, e aleitura funciona como peça fundamental para a construção do saber e de um mundo melhor. De acordo com essa situação é de suma importância que exista professores interessados pela leitura e que venham trabalhar esta prática com os alunos nas series iniciais, porém, este tipo de atividade possibilitará a inserção maior do aluno na sociedade, não como forma de submissão, mas novas formas de ação comeles e para eles, pois, é necessário que aconteça um processo de interação entre o autor e o leitor, da mesma forma entre o professor e o aluno.

Através desse processo ela vai adquirindo fontes de conhecimentos e informações, as interações entre o aluno e os textos mostram como é fértil esta construção e a troca de saberes. Portanto, esse trabalho transmite a importância de se ter uma boaleitura nas series iniciais, pois, a criança vai descobrir em si própria o prazer em adquirir o hábito de ler e a importância da leitura para sua vida contínua, mais toda essa descoberta não se dá em poucos minutos precisa-se de tempo para ser revelada.

aleitura desenvolve em nossas vidas e na vida da criança e observar o hábito de leitura pelos alunos, nos leva crer que a mesma desempenha um papelmuito importante na formação profissional e cultural do individuo.

2 PARA QUE SE LÊ?

São inúmeras as perguntas que fazemos em relação à leitura, vários são os questionamentos que se manifestam quando o assunto é leitura, por isso a criança deve está consciente que esse manifesto em sua vida tem grande importância e proveito, é preciso que esteja consciente em que visa à leitura, se é apenasprazer estético ou prazer lúdico, para tanto se sua busca é por conhecimento é preciso ler e fazer suas interpretações para poder se apropriar das ideias que contém no texto a produção do conhecimento hoje não dispensa nossa capacidade de dialogar, pois, o prazer que descobrimos com a leitura nos leva experimentar várias sensações, sendo elas ricas, imaginárias ou misteriosas.

A leiturarepresenta grande poder nas mãos daqueles que se apropriam dela adequadamente, por isso cabe ao professor das séries iniciais despertarem no aluno o interesse da leitura e prazer, incentivando-os a construírem, com eles, novas possibilidades na produção do conhecimento e a compreensão que o ato de ler vai lhe proporcionar na participação em meio à sociedade, um bom progresso, sendo assim, seusconhecimentos serão ampliados formando um caráter de cidadão crítico e consciente de seus objetivos. Portanto, ler é colher conhecimento, rapidez de raciocínio e tomada de decisões o indivíduo constrói outras séries de relação no mundo e vantagens pessoais.

Podemos declarar que o ato de ler está inserido em nosso cotidiano e tem papel fundamental em nossas vidas, porque frequentemente interagimos comela, seja nos rótulos que encontramos nos mercados, nos avisos, nas roupas que vestimos, nas ruas, nas propagandas de carros, enfim existem diversos tipos de textos, pois, obtemos informações relevantes no dia-a-dia, às imagens, as palavras servem para orientar e dirigir nossos comportamentos. Portanto, para sairmos do individualismo, tão comum nos dias atuais, precisamos conviver com outros meios...
tracking img